Luz e água não podem ser cortados, mas a conta vai chegar!

Pixabay

A perda de emprego e a diminuição total ou parcial da renda das pessoas, fenômenos agravados pela pandemia do novo coronavírus (covid-19), vem tendo impacto significativo nos pagamentos das obrigações dos consumidores.

E as faturas pela utilização de serviços essenciais, como energia elétrica, gás, água e esgoto não ficaram fora dessa realidade, já que muitos consumidores não estão conseguindo, nesse momento, quitar suas dívidas em dia.

+ Leia mais: Não consigo cancelar contrato com a academia. E agora?

É preciso lembrar que esses serviços dizem respeito à dignidade da pessoa humana e eventual suspensão – ainda mais agora – é mais um transtorno na vida de todos nós.

Em razão disso, entrou em vigor no Paraná, a Lei 20.187 que proíbe, em caráter excepcional, o corte no fornecimento de serviços de energia elétrica, gás, água e esgoto enquanto durarem as medidas de isolamento social em razão da pandemia do coronavírus (covid-19).

A lei estabelece, entretanto, que para ter esse direito, deverão estar presentes alguns requisitos, ou seja, ele é válido para famílias com renda per capita mensal de até meio salário mínimo ou até três salários mínimos totais; para idosos acima de sessenta anos; para pessoas diagnosticadas com coronavírus (covid-19), outras doenças graves ou infectocontagiosas; para pessoas com deficiência e para trabalhadores informais.

+ Leia também: Direito do arrependimento na pandemia está valendo ou não?

A lei abrange ainda os comerciantes enquadrados pela Lei Federal como Micro e Pequenas Empresas ou Microempreendedor Individual.

Não há dúvida que essa lei é importante e vai ao encontro das necessidades de boa parcela da população paranaense nesse momento. Todavia, é preciso estar atento, já que a cobrança pelos serviços será feita em período posterior ao término da pandemia.

Além disso, aquele fornecedor que suspender o serviço daqueles consumidores que se enquadrem nos requisitos previstos na lei, está sujeito a multas de até 500 UPF/PR (quinhentas vezes a Unidade Padrão Fiscal do Paraná).


A Tribuna precisa do seu apoio! 🤝

Neste cenário de pandemia por covid-19, nós intensificamos ainda mais a produção de conteúdo para garantir que você receba informações úteis e reportagens positivas, que tragam um pouco de luz em meio à crise.

Porém, o momento também trouxe queda de receitas para o nosso jornal, por isso contamos com sua ajuda para continuarmos este trabalho e construirmos juntos uma sociedade melhor. Bora ajudar?