A vulnerabilidade dos consumidores no mercado de consumo é um realidade conhecida na prática por todos nós, e reconhecida pelo Código de Defesa do Consumidor, que lhes confere proteção especial.

continua após a publicidade

Além disso, há entre os consumidores uma parcela de pessoas ainda mais vulnerável ou frágil, que são os idosos, constantemente vítimas de toda sorte de abusos.

E um deles, que vem acontecendo em grande escala, é o desconto, nos benefícios, de valores referentes a “associações de aposentados”, “associações de auxílio mútuo” , “seguradoras”, entre outros, serviços que sequer foram contratados pelo consumidor.

É preciso ficar de olho e acompanhar regularmente os descontos realizados nos benefícios através de um documento chamado HISCON e que é fornecido gratuitamente pelo INSS.

continua após a publicidade

O HISCON pode ser consultado através do site no INSS, mediante cadastro com login e senha ou pessoalmente, em uma das agências de atendimento.

É importante que o idoso/aposentado ou aqueles de seu convívio fiquem atentos e confiram com regularidade os descontos efetuados nos benefícios recebidos, não deixando, é claro, de procurar os órgãos de defesa do consumidor caso constatem a cobrança indevida de valores.

continua após a publicidade