Idosos e aposentados: vítimas frágeis

Aposentados precisam ficar atentos aos descontos nos benefícios do INSS. Foto: Pixabay

A vulnerabilidade dos consumidores no mercado de consumo é um realidade conhecida na prática por todos nós, e reconhecida pelo Código de Defesa do Consumidor, que lhes confere proteção especial.

Além disso, há entre os consumidores uma parcela de pessoas ainda mais vulnerável ou frágil, que são os idosos, constantemente vítimas de toda sorte de abusos.

E um deles, que vem acontecendo em grande escala, é o desconto, nos benefícios, de valores referentes a “associações de aposentados”, “associações de auxílio mútuo” , “seguradoras”, entre outros, serviços que sequer foram contratados pelo consumidor.

É preciso ficar de olho e acompanhar regularmente os descontos realizados nos benefícios através de um documento chamado HISCON e que é fornecido gratuitamente pelo INSS.

O HISCON pode ser consultado através do site no INSS, mediante cadastro com login e senha ou pessoalmente, em uma das agências de atendimento.

É importante que o idoso/aposentado ou aqueles de seu convívio fiquem atentos e confiram com regularidade os descontos efetuados nos benefícios recebidos, não deixando, é claro, de procurar os órgãos de defesa do consumidor caso constatem a cobrança indevida de valores.