Amigo secreto, Natal, compras de final de ano e férias são datas que definitivamente não combinam com crise e orçamento apertado. Então é preciso ter cuidado, pois começar 2018 com dívidas não é um bom negócio. E, como alguns consumidores já estão recebendo o décimo terceiro salário, o planejamento com as compras de final de ano deve ser priorizado.

continua após a publicidade

O primeiro cuidado é fazer um levantamento minucioso dos débitos pendentes. Usar o décimo terceiro para quitar as dívidas é uma opção que deve ser considerada e aproveitada, ainda mais nessa época, pois acontecem os chamados mutirões para negociação de dívidas, com a concessão de descontos significativos.

Se as dívidas forem com cartões de crédito, quitar integralmente o débito é ainda mais importante, haja vista os juros que são cobrados, que estão entre os mais altos do mercado.

Outro cuidado relevante é planejar – se sobrar algum dinheiro – o quanto será gasto com presentes de Natal. Fazer uma lista de quantos presentes é preciso comprar e quanto se tem para gastar é fundamental. O próximo passo é pesquisar preços e condições de pagamento, pois, sabidamente, quem pesquisa consegue economizar.

Por fim, é preciso, no momento da compra, combinar com o vendedor quais as condições para troca, caso o presenteado não goste do produto, o mesmo não sirva ou não seja da cor desejada. Essa providência é muito importante, pois o Código de Defesa do Consumidor não obriga a troca de produtos se os mesmos não apresentarem defeitos. Então, o que é combinado não é caro e tem que ser cumprido.

continua após a publicidade