enkontra.com
Fechar busca

BLOGS

Claudia Silvano

Tribuna do Consumidor

Claudia Silvano

Dicas e análises sobre direitos do consumidor

Informações demais!

  • Por Claudia Silvano

Há empresas que figuram, no imaginário do consumidor, como sinônimo de qualidade, bom atendimento e modernidade.

Adeptas a um atendimento diferenciado, oferecem aos clientes telefones de contato, chats, e-mails e aplicativos de mensagens para venda de seus produtos, esclarecimento de dúvidas e reclamações, o que é sem dúvida, muito atrativo.

Mas, apesar de tanto esforço, às vezes acabam, como se diz por aí, “pisando na bola” Exemplifico: uma grande fabricante de cosméticos-que tem o mérito de ter transformado sabonetes em presente, o que é sem dúvida, um feito, colocou à disposição dos consumidores  contato por WhatsApp e através deste canal tira dúvidas dos seus clientes

E, dia desses, uma consumidora, buscando saber se um dos produtos oferecidos pela empresa continha determinada substância, foi surpreendida com a exigência, para obtê-la, de informar seus dados pessoais, tais como nome completo, telefone e e-mail.

Mais do que isso, a empresa exigiu que a consumidora informasse também seu CPF. O detalhe é que tal exigência é, nesse caso, totalmente descabida e desnecessária na medida em que a única solicitação da  cliente era saber a composição de um dos produtos que integram o mix da empresa.

E é nesse momento que o encanto vira decepção. As empresas labutam para conseguir a confiança e admiração dos clientes, mas a falta de avaliação de processos internos, com exigências que não fazem sentido, ao invés de atrair, acabam por afastar um potencial consumidor.

Além disso, há um aspecto bastante relevante e que deve ser observado-ainda mais num momento em que se discute fortemente o tema da proteção de dados-que é a destinação das informações exigidas pelas empresas. Então fica o alerta. Às empresas, para que avaliem corretamente a necessidade de exigências sem sentido. E ao consumidor, que questione e recuse informar dados sensíveis sem que haja a devida motivação e justificativa, além do compromisso formal quanto à sua guarda e utilização.

Siga a Tribuna do Paraná
e acompanhe mais novidades

Deixe um comentário

avatar

1 Comentário em "Informações demais!"


Emes Sefe
Emes Sefe
2 meses 14 dias atrás

Ainda hoje passei por algo parecido. Uma determina empresa de serviços queria a imagem (cópia) da CNH, RG e CPF. Parte é golpe e outra parte é que não tem nenhuma pessoa inteligente para pensar em como atender melhor os seus clientes. Outro dia uma empresa me liga e de cara uma gravação diz que há 13 pessoas na minha frente para ser atendido, eles me ligam e eu que tenho que ficar esperando…ou é piada ou incompetência pura.

wpDiscuz

Últimas dos blogs

Diogo Souza

Direto do Octógono

Diogo Souza

Notícias sobre o mundo da luta. Tudo sobre artes marciais, MMA, UFC e outros campeonatos e eventos.

·

Vídeo mostra lutador acabando com sua luta de forma bizarra

Dartagnan

Triboladas

Dartagnan

O mundo do Darta e seus amigos. Piadas, abraços, memes e muito humor

·

Sumiço da carteira

Claudia Silvano

Tribuna do Consumidor

Claudia Silvano

Dicas e análises sobre direitos do consumidor

·

Bebida gelada é mais cara?

Últimas Notícias

Mais comentadas