A Black Friday está chegando e muitos consumidores já estão ansiosos com a promessa de grandes promoções e descontos para aquisição de produtos, especialmente eletrodomésticos e eletroeletrônicos, objeto do desejo dos clientes.

continua após a publicidade

Além dos cuidados de sempre, como evitar a compra por impulso e pesquisar preços, – inclusive em fornecedores que não estejam participando da promoção -, o consumidor tem ainda que tomar cuidado com os sites falsos.

Muitos consumidores relataram ter caído em golpes de sites falsos, que na aparência são quase idênticos aos originais. O pagamento é, na maioria das vezes, realizado através de boletos e os produtos não são entregues, causando enorme prejuízo aos compradores.

O consumidor deve ficar alerta e tomar alguns cuidados. Clicar em links enviados por terceiros ou encontrados em redes sociais deve ser evitado, pois pode haver o direcionamento para sites falsos.

continua após a publicidade

Além disso, o consumidor deve digitar o nome do site na barra do seu navegador e conferir se o endereço que aparece corresponde àquele digitado. Normalmente, no nome do site falso faltam ou sobram letras em relação ao nome do site original. Por isso é preciso muita atenção.

Outro cuidado importante é evitar sites desconhecidos que não têm nas páginas iniciais fones de contato e dados sobre a empresa, como endereço e CNPJ.

continua após a publicidade

Nas compras pela internet, outro passo importante é considerar o pagamento via cartão de crédito ao invés de outra modalidade. Se houver algum problema o estorno acontece de forma mais fácil. Ao se prevenir com essas dicas simples mas essenciais, o consumidor evita que a Black Friday possa trazer dissabores e prejuízos.