Bebida gelada é mais cara?

Cerveja gelada tem custo de energia elétrica.
Em muitos estabelecimentos, as bebidas geladas têm um preço mais elevado. Foto: Pixabay

Com a chegada das estações mais quentes, naturalmente cresce também o consumo de bebidas frias, como refrigerantes e cervejas.

E é cada vez mais comum encontrarmos estabelecimentos, como mercados e pequenos comércios de alimentos, que cobram preços diferenciados se o produto estiver gelado.

Na prática, a cerveja ou o ‘refri‘ vendidos gelados são mais caros do que aqueles vendidos sem gelo. E a questão que se coloca é se essa prática está de acordo ou desrespeita o Código do Consumidor?

E a resposta é: depende. É preciso pontuar que gelar a bebida resulta em custos com equipamentos, tempo e energia elétrica. Tais custos compõem a precificação dos produtos.

De outra, é mais justo que tal custo seja repassado somente para aquele consumidor que prefere comprar o produto gelado e não para todos os consumidores.

Todavia, é dever do fornecedor informar em local de fácil acesso, de maneira visível para os clientes que há diferença de preços entre um produto e outro. E não havendo a informação, aí sim temos uma ilegalidade, não podendo, nesse caso, haver qualquer diferenciação.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!