Utilidade na palma da mão

Aplicativo gravador de chamadas pode auxiliar consumidores com provas de reclamações. Foto: Felipe Raicoski/Tribuna do Paraná

Fazer uma reclamação não é tarefa fácil, pois não são incomuns as situações em que os fornecedores simplesmente não entregam qualquer protocolo, documento ou comprovante de que o registo da insatisfação foi realizado. Na prática, o consumidor fica ‘vendido‘, pois embora tenha feito a reclamação, não tem como comprovar que a fez, muitas vezes o que acaba ocasionando a perda de seus direitos.

É preciso lembrar, contudo, que os serviços regulados pelo poder público federal, como telefonia, bancos e planos de saúde, por exemplo, estão sujeitos ao Decreto 6523/08, o chamado “Decreto do SAC”.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

Ele mesmo estabelece que as ligações feitas pelos consumidores devem ser gravadas e mantidas por um período mínimo de noventa dias, e disponibilizadas ao consumidor caso ele solicite. Contudo, em se tratando de outros serviços ou até mesmo nas compras de produtos, o consumidor acaba encontrando dificuldades, especialmente se o contato para reclamar for feito por telefone.

O que muita gente não sabe é que existem alguns mecanismos que podem auxiliar o consumidor, como aplicativos que gravam as ligações feitas pelo telefone celular. Alguns deles são gratuitos e podem ser facilmente baixados, bem como facilmente operados.

Esses apps são muito úteis e as gravações podem, sim, ser utilizadas como prova de que as reclamações foram feitas dentro do prazo. Há também alguns celulares que já vem com essa funcionalidade.
De qualquer maneira, caso o telefone não possua essa função, basta baixar o app para garantir sua segurança em uma futura discussão.

https://www.tribunapr.com.br/noticias/politica/claudia-silvano-segue-como-diretora-geral-procon-parana/