Um garoto de apenas doze anos já demonstrava, no ano de 1981, que estava fadado a se tornar ídolo na região do Pilarzinho, onde, sob o comando do professor Nininho, atuava pela equipe mirim do Operário Pilarzinho. Dois anos depois o garoto-prodígio foi encaminhado para mostrar suas qualidades no E.C. Pinheiros, onde sagrou-se campeão pela categoria mirim na Copa Pedro Viana.
Subiu em 1984 para o time juvenil do Pilarzinho, onde jogou por várias temporadas, com destaque para a campanha de 1986, quando sua equipe disputou o título com o Vasco da Gama (vizinho de bairro), numa partida realizada no Estádio Joaquim Américo. Reinaldo marcou o gol da vitória, logo aos trinta segundos de jogo. O feito se repetiu em 1987, com o bicampeonato da categoria pelo Operário Pilarzinho.
Ainda como jogador júnior, foi para o Trieste, em 1988, sem maiores oportunidades. O Vasco da Gama tentou a sorte no profissionalismo, disputando o campeonato da 2.ª divisão do futebol paranaense, onde Reinaldo fez parte, mas não guarda boas recordações. Sua alegria no mesmo ano foi ter conquistado a Copa Folha de Tamandaré, pela Sociedade Barriqueiros do Ahu.
Em 1990 assinou com o time profissional do Sinop, da divisão principal do Estado de Mato Grosso, mas sua permanência por lá foi curta, voltando para reverter de categoria, tornando-se novamente atleta amador. Assinou registro com o Vila Fani, onde conquistou o título de campeão da 1.ª divisão suburbana.
O ano de 1991 foi pródigo para Reinaldo, no que diz respeito à conquista de títulos: bicampeão da 1.ª divisão pelo Vila Fani, campeão sul-brasileiro, campeão da Taça Paraná e campeão da Taça dos Campeões (Troféu Paulo Hackemberg). Em 1992 o Santa Quitéria organizou o chamado elenco dos sonhos e o levou para suas fileiras. Apesar das altas pretensões, o time auriverde só foi até a fase semifinal.
Envergou a camisa do União Ahu na temporada de 1993, mas foi na Copa Folha de Tamandaré que teve mais uma alegria, conquistando o título em defesa do Supermercado Loro. Voltou no ano seguinte para o Vila Fani, mas em 1995, por motivo de contusão, ficou parado. Seu retorno aos gramados se deu no ano de 1996, jogando pelo Pilarzinho, numa luta insana para recuperar suas condições físicas.
Perfeitamente recuperado, ingressou em 1998 no Morumbi, onde tornou-se artilheiro. Levaram-no de volta para o time de Bôrtolo Gava em 1999 e, no ano seguinte, a alegria máxima: campeão da 2.ª divisão e a tão aguardada volta olímpica.
O Pilarzinho licenciou-se e ele foi defender o Vasco, na campanha pela volta à divisão especial em 2001. Objetivo plenamente alcançado. Com o retorno do Pilarzinho às atividades oficiais, defendeu novamente seu clube de origem, com muito sucesso, ajudando-o a retornar à divisão especial por ter obtido o 3.º lugar na classificação geral. Com seus 34 anos de idade, Reinaldo ainda espera aumentar o número de títulos em sua brilhante carreira.
Ficha
Nome: Reinaldo Machado da Rosa. Nasceu em Curitiba, no dia 6 de janeiro de 1969. Posição: Atacante. 1,72 m de altura. Títulos: Um pela categoria Mirim, 2 no time de juniores do Pilarzinho, 2 na Copa Folha de Tamandaré, 4 pelo Vila Fani e um pelo Pilarzinho na categoria de adultos. Total: 11 títulos.
* * *
Antonina: sábado o primeiro jogo da final do campeonato feminino: Estiva x União da Vila. Domingo tem amistoso: 29 de Maio x Reumatismo FC. Final do campeonato amador da cidade: Caixa d´Água x SE Guará. O campeonato infanto-juvenil será iniciado no dia 13. No dia 14 serão decididos os campeonatos feminino e juvenil.
***
Capivari e Paulistinha iniciaram a decisão em Campina Grande do Sul. 1.º jogo: 2 a 2.
***
Preparando-se para a Copa João Derosso, a equipe do River venceu sábado, em seu campo, o União Campina, pelo marcador de quatro tentos a um. Do dia 6 ao dia 8, o River promoverá em seu estádio um torneio com a participação de oito times da região. Prêmios até o quarto colocado.
***
Resultados da 3.ª rodada pelo campeonato de masters: Grêmio Ipiranga 1×1 Caxias, Kakiense 4×3 Sant. Trindade, Capão Raso 2×0 Nova Orleans, Arbesc 2×2 São Carlos, Vila Fani 1×0 Rio Negro e Bairro Alto 4×3 Quatro Barras. O jogo Nova Orleans x Bairro Alto, da próxima rodada, foi antecipado para a noite de hoje, às 20h, no campo do Orleans.
***
Sábado haverá apenas um jogo pela divisão especial. 1.ª rodada do returno: Capão Raso x Urano. O outro jogo, entre Combate Barreirinha e Renovicente, fica adiado para depois da participação do Combate no sul-brasileiro, em Santa Catarina.
***
Alegando semelhança nos uniformes (o Trieste estava todo de branco e o Vila Hauer com meias e calções pretos, camisas com detalhes em vermelho, branco e preto ), o árbitro ficou aguardando quase quinze minutos para que o Trieste emprestasse camisas do Bairro Alto para dar início ao jogo de juniores, fato que atrasou também o jogo principal, que terminou quase no escura.