Real deixou saudades

No dia 11 de junho de 1954, quando comemorava seu 32.º aniversário natalício, Waldomiro Rauth, reunido com vários colegas jogadores do Água Verde e Palestra Itália, de onde fez parte durante muitos anos, resolveu durante a festa anunciar a fundação de um clube de futebol amador que recebeu o nome de Real Esporte Clube. Não foi um simples time de futebol e sim uma equipe do mais alto gabarito, fadada a conquistar muitos títulos. Começou com amistosos na cidade legendária da Lapa, passando para o campeonato do Sesi, Liga de Campo Largo e finalmente na divisão amadora da capital. Odenir Silveira, o chamado ?Papa da Suburbana?, cognominou o auri cerúleo de Esquadrão Fenômeno do futebol amador, o campeoníssimo, verdadeiro colecionador de títulos.

Confira a relação das conquistas:

1955 – Campeão do Sesi;

1956 – Campeão do Torneio Início do Sesi;

1956 – Bicampeão do Sesi;

1957 – Tri campeão do Sesi;

1958 – Campeçao da Liga de Campo Largo;

1959 – Bicampeão da Liga de Campo Largo;

1960 – Tri campeão da Liga de Campo Largo;

1960 – Campeão Amador do Estado;

1961 – Campeão do Torneio Início da 2.ª Divisão em Curitiba;

1961 – Campeão da 2.ª Divisão em Curitiba;

1962 – Vice campeão amador do Estado;

1963 – Campeão da Principal Divisão Amadora de Curitiba;

1964 – Vice campeão da principal divisão amadora de Curitiba;

1965 – Campeão da 1.ª Divisão de Curitiba;

1966 – Vice campeão da Taça Cidade de Curitiba.

Fez inúmeros amistosos contra equipes profissionais da capital, interior e de outros estados. A maior conquista foi a vitória sobre o Atlético (Furacão da Baixada) por 4×3 na cidade da Lapa. O Real parou com o futebol em 1968 e seu presidente fundador, inesquecível Waldomiro Rauth, faleceu no dia 12 de maio de 1982 quando iria completar 60 anos. Ivo Dorigo que promovia anualmente festividades lembrando o glorioso Real, teve que cancelar a última programada para o dia de ontem por causa do falecimento do ex-jogador Gasparim.

Ligas do Interior: jogos de hoje:

São José dos Pinhais: Semifinais (jogos de volta): no Pinhão: Atalanta x Sartori e Mixto x Cesp. 1.ª Divisão: Pipoteca x Ipê, Portal do Sul x Gralha Azul, Vila Rocco x Trovão Azul. Araguari x Jardim Brasil e Inhoaiva x Parque S.José.

Campina Grande do Sul:

Tchuru x Copauto B e Taquari x GM. 1.ª Divisão: Capivari x Santa Rosa, Campinense x Juventus, Portuguesa x Paulistinha e Eucaliptos x LC.

Araucária:

Jatobá x Juventus, Vera Cruz x 5 Jardins, U.Condor x U. Tupi, C. Alvorada x U. Itália, Costeira x Tairá, Améica x Tindiquera e S.Paulo x Soba.

Campo Largo: Rivaben x Bela Vista, Ionk x Inter e Corcova x Bonato.

Pinhais (semifinais): Garotos Unidos x Gera e Olíimpico x Fênix.

Piraquara: Vila Chane x Fortaleza e Canarinhos x S.Mônica.