Iguaçu, berço do futebol amador

Quando o futebol amador ainda engatinhava na capital paranaense, imigrantes italianos estabelecidos na Colônia de Santa Felicidade (no bairro Butiatuvinha), viticultores em sua maioria, resolveram organizar um time para realizar jogos amistosos. O time recebeu inicialmente o nome de Ouro Verde Sport Club, passando logo a seguir chamar-se Iguassu FC, adotando já de início as cores alvinegras em suas camisas. Tudo aconteceu no longínquo dia 6 de junho de 1919.

Procurando adversários

Difícil encontrar um adversário para enfrentar o time naquela época. Apenas torneios internos eram realizados no próprio campo no Butiatuvinha. O primeiro amistoso aconteceu ali mesmo onde hoje se encontra o Majestoso Estádio Egydio Ricardo Pietrobnelli, local adquirido pelo mesmo senhor que era o dono do time e que foi presidente do clube por mais de 15 anos consecutivos. Hoje ele é o presidente de honra. Foi ele quem comprou aquele terreno, posteriormente doado ao Iguaçu.

Vitória no amistoso

O amistoso contra o Aliança aconteceu logo depois da fundação, no campo que era na época cercado de matagal. Nome do adversário: Aliança F. B. Club, time vizinho que veio do Campo Comprido para enfrentar o Iguassu. Resultado: Vitória do alvinegro por seis a dois. 

Atual denominação

Em 13 de agosto de 1938 iniciada  a construção da sede social, o clube passou a chamar-se Sociedade Operária Beneficente Esportiva Iguaçu (S.O.B.E. Iguaçu) e o estádio recebeu inúmeras benfeitorias. O clube deixou de realizar apenas amistosos, passando a fazer parte inicialmente de campeonatos promovidos pela Liga Curitibana de Esportes Atléticos (LCEA). Depois passou pela Liga Suburbana de Curitiba (LSC), 3ª. Divisão da FPF, subindo para a divisão principal em 1958, conseguindo já em 1959 seu primeiro título, seguido de outras grandes conquistas,  a maioria em cima do seu rival de Santa Felicidade, o Trieste F.C. (fundado em 1937), originando o hoje chamado Clássico dos Italianos.

Fato curioso

Em 1942 o Iguaçu disputava o campeonato da LSC. Os jogos realizavam-se no Estádio do Parque Graciosa no Juvevê. Local na época muito distante do bairro Santa Felicidade. Dificuldades eram imensas para deslocar-se todo o time em caminhões, até o local do jogo. Por essa razão o time não disputou todas as partidas, desistindo no meio do campeonato. Só voltou a realizar jogos oficiais em 1952, na antiga 3ª. Divisão de Amadores, subindo em 58 para a divisão principal da Suburbana, onde milita atualmente com inteiro sucesso.

Campeonato próprio

Santa Felicidade teve seu campeonato com times do próprio bairro nas décadas de 60 e 70, onde se destacava o Flamenguinho, hoje A.B.E. Flamengo, clube dono de grande patrimônio com sede junto ao Estádio Monte Bérico. Ingressou em campeonatos oficiais em 1976 e sagrou-se campeão em 1976 e 78. Outros grandes clubes surgiram nas proximidades, como o Nova Orleans, atual campeão suburbano, União São Carlos, Vila Sandra, entre outros.

Títulos conquistados

O Iguaçu, time mais antigo da Suburbana obteve até agora os seguintes títulos: 1.959, 62, 66, 67, 73, 77, 92, 2.004 (acesso) e 2012. Campeão da Taça Paraná em 1973.