Homenagem a Ricardo Halik

O União Ahu, fundado em 25 de outubro de 1938, foi um dos fundadores da Liga Suburbana de Curitiba, que realizou seu primeiro campeonato no ano de 1941. Seus primeiros presidentes: Washington Mansur e Lourival Berti. Naquela época, raro era o clube amador que tinha o luxo de possuir estádio próprio. O tricolor do Estribo Ahu lutou muitos anos, disputando campeonatos em campos alheios. No ano de 1957 utilizava um campo situado ao lado da atual igreja para realizar seus tradicionais festivais esportivos. O primeiro campo no Estribo Ahu (bem ao lado da linha de trem) aprovado para jogos de campeonatos da Suburbana foi inaugurado no dia 1.º de abril de 1962 com o jogo Iguaçu x União Ahu. O terreno entretanto não lhe pertencia e anos mais tarde o clube presidido por Olavo Barvick perdeu a concessão, obrigando seus diretores a procurar outro local. E foi graças ao sacrifício de abnegados como Ricardo Halik e Fredolin Wolf (Ite), entre outros que, no mês de janeiro de 1965, foi adquirida a área de 18.075 m2, proximidades do Parque São Lourenço.

Em 17 de janeiro de 1975, gestão do presidente João Pinheiro Molinari, com auxílio de associados, foram quitadas as últimas prestações e passada em cartório a sonhada escritura, em nome do clube. Em seguida foram iniciadas as benfeitorias com terraplenagem, plantação do gramado, cerquinhas internas e vestiários. O necessário para que a federação escalasse os primeiros jogos para aquele local ainda em fase bastante precária, a ponto de os árbitros escalados para o jogo União Ahu x Barigui em 20 de março de 1977 (José Frederico Alves e seu auxiliar Sebastião Alves Pinheiro), não considerarem o campo em condições e foram embora, deixando os jogadores falando sozinhos. O primeiro jogo naquele local já havia sido realizado no dia 6 de março (América do Maneco x Morumbi), sem qualquer anormalidade. O jogo do União Ahu com o Barigui foi disputado apenas no dia 17 de abril de 1977, no Pinheirão, que estava em fase inicial de construção. O primeiro jogo oficial do União Ahu em seu campo ocorreu no dia 15 de maio de 1977 (o União Ahu recebeu a visita do Flamengo). Nos anos seguintes, o estádio passou por várias melhorias, construção da sede, alambrados inaugurados no dia 12 de dezembro de 1982 (presidente João Pinheiro Molinari), canchas de areia, cancha auxiliar para uso do futebol feminino, que se tornou famoso nas mãos do técnico e dirigente Loir Vaz, de saudosa memória.

Nova denominação

Quando inaugurado, o estádio do União Ahu recebeu a denominação de Estádio Everaldo Silva. Em agosto de 1990, após o falecimento do ex-presidente Ricardo Halik, o clube prestou justa homenagem àquele desportista dando seu nome ao estádio. Um período de crise fez com que o presidente Ciro Bukman (falecido recentemente), licenciasse o clube. Com muita coragem e dinamismo, Roberto Carlos Zepechouka trouxe este ano o tradicional clube de volta às atividades, com muito sucesso e alegria para a torcida tricolor.

Domingo, no Estádio Atílio Gionedes, Internacional e Fanático decidem o título de Campo Largo. O Inter joga pelo empate. Às 13 horas será decidido o título de aspirantes: Inter x Amobili.

***

No estádio do Tupã será decidido domingo o título de Almirante Tamandaré. Nápoli e Tupã se enfrentam a partir das 14h30. Jogo único. Se houver empate: prorrogação.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias do estado do Paraná!
Seguir no Google