No dia 4 de julho vai acontecer a jornada de abertura dos campeonatos das séries A e B da nossa Suburbana. Os preparativos são intensos e a maioria dos clubes parados deste, o término da temporada passada, ocorrido em agosto de 2008, se movimentam com maior intensidade. Está sendo encerado o prazo de registro de atletas e quem pode mais, chora menos. A bola vai rolar com toda a intensidade e a expectativa de um grande campeonato é das maiores.
Na série A, teremos a participação de doze clubes. Olimpique e Olaria são as novidades. Ambos subiram este ano. Na série B estarão participando vinte equipes. O Calixto do bairro Umbará participa pela primeira vez, tornando-se uma atração a mais. Irá mandar seus jogos no Recanto Oliveira. Outros destaques: a volta do Barigui Seminário, Arbesc Boqueirão e Novo Mundo. Presença dos dois rebaixados: Bairro Alto e Vasco da Gama, que prometem suas voltas à divisão principal. O Operário Pilarzinho, que realizou grandes exibições nas Copas Tamandaré e Dr. Barão, é considerado uma das grandes forças da série B. No quadro ao lado, detalhes sobre aos 32 clubes que estarão presentes no campeonato de 2009. A expectativa é grande por parte dos torcedores dos quatro cantos da cidade.
Bangú e as suas novidades
Se preparando para a disputa da Série B da suburbana, o “Rolo Compressor”, assim chamado na sua fase áurea, irá fazer uma espécie de parceria com a equipe do Pioneiro, de Campo Magro. Vários jogadores dessa agremiação e da região foram contratados para o certame. Dentre estes podemos destacar alguns velhos conhecidos do torcedor banguense: o volante Giva, o atacante Lindomar e o lateral direito Lu. Além desses estão acertados o lateral esquerdo Digue, o meia Foca, o atacante Rodrigo Rola e os goleiros Tiago e Adriano.
Destaque também para a permanência do zagueiro Dilermando, um dos melhores na posição no ano de 2008. O técnico será Jefferson, que esteve à frente do Pioneiro na última Copa Folha de Tamandaré. Neste próximo sábado, dia 20, no Estádio Orlando Rinaldin,o Bangu fará amistoso contra o Novo Mundo, nas categorias de adulto e juniores. Pela equipe de juniores, o rubro-negro terá o comando de João Camiak, que foi o treinador da equipe na Copa Integração.
Iguaçu contrata e perde jogador
Após a disputa da Taça Paraná, as atenções no alvinegro estão voltadas para a Série A. O técnico Altevir Salles ganhou alguns reforços, porém perdeu um dos seus principais jogadores do elenco. Para compor o grupo de jogadores, dois velhos conhecidos da torcida estão de volta: o atacante Rodrigo Bocaiúva, que estava no Capivari-Cachoeira, e Paniche, que por último defendeu o XV de Novembro, de Colombo, pela Copa Folha e Vila Hauer na Copa Dr. Barão. Mas apesar das chegadas, uma saída será sentida com certeza. A do lateral-direito Gilmar, que está indo para o futebol profissional, mais precisamente o futebol do estado de Rondônia. Gilmar se notabilizou por ser um dos principais alas-direitos da nossa suburbana. Junto dele também deixa o clube o preparador físico Nilinho, que irá trabalhar junto ao seu pai, Nilo, que é o treinador dessa equipe. A diretoria de futebol também estaria atrás de um goleiro, e o nome mais cotado seria o de Vilson, que estava no Santa Quitéria.
Colaboração: Chicora Jr. (repórter da Equipe Rolando a Bola).
Orleans treinou e apresentou reforços
A equipe do União Nova Orleans realizou seu treino nesse sábado no Estádio José Drulla Sobrinho visando o campeonato da suburbana, série A. Muitas foram as novidades em termos de contratações, eis a lista de jogadores confirmados para o certame:
Goleiros
Marcos (ex-Operário de Ponta Grossa e Democrata de Governador Valadares-MG) Índio (ex-Fortaleza)
Laterais
Pedrinho (remanescente), Bidinho (remanescente).
Za,gueiros
Baiano, Maicon (ex-Bangu, Vila Fanny), Alan (ex-Vila Fanny).
Volantes
Felipe (categorias de base), Tupã (ex-Fortaleza, São Carlos, Corcovado).
Meias
Lucas (remanescente), Jê (ex-Uberlândia-Mg), Matuzalém (ex-junior do Paraná Clube), Zinha (ex-Santa Quitéria, Fortaleza, Iguaçú), Feijão (ex-Vila Fanny).
Atacantes
Cachorrão (ex-Osternack, Trieste), Adriano (remanescente), Fernadinho (remanescente). O técnico Valmir irá realizar treinamentos nas terças, quintas e sábados. Ainda não está programado nenhum amistoso para esse período.
Trieste contrata dois
O Trieste, sob o comando de Ivo Petry, contratou mais dois reforços para a disputa da Série A. São os atacantes Ioiô (ex-São Manoel) e Edmilson (ex-Ana Terra). Os atletas se juntarão ao grupo que estava disputando a Taça Paraná pelo Internacional, da cidade de Campo Largo.

