Caxias, o único que está na ativa

Campeão da série B e com acesso garantido para a  série A ,  o Caxias.  é o único clube fundado em fevereiro que permanece em atividade oficial. Os demais, já desapareceram ou se encontram licenciados como é o caso do C. A. Morumbi, afastado desde o ano de 2.003.

Velhos festivais

Até princípios da  década de 60, os bairros de Curitiba ainda permitiam a instalação de praças esportivas em terrenos particulares ou não, onde semanalmente se realizavam os famosos festivais esportivos. Campos abertos que abrigavam inúmeros torcedores. Serviço de alto falantes e início de muitos romances entre senhoritas e rapazes da época.

Inovação

Somente na gestão do diretor do Departamento Amador da FPF, Dr Osmar Toniolo, (de saudosa memória), foi tornada  obrigatória a instalação de cerquinhas de madeira circundando os campos, fato que mantinha até certo ponto afastados do campo de jogo, os torcedores , dando mais tranquilidade aos atletas e árbitros. Recordamos como exemplo nos  bairros Boqueirão e Vila Hauer, existia de uma dezena de campos onde se realizavam jogos da terceira divisão de amadores.   Esses campos se alastravam por outros bairros. Diga-se de passagem que os clubes eram divididos por regiões com as séries denominadas: Branca, Amarela,Verde, Azul,Vermelha e Preta. Quase uma centena de equipes amadoras participavam anualmente dos campeonatos que no final, reuniam os campeões de cada série no chamado super-campeonato .Daí sim:  os jogos eram disputados em campos da 1ª.divisão de amadores  ou até mesmo de profissionais. Tudo isso ficou na saudade e o verdadeiro amadorismo foi aos poucos dando lugar para o semi-profissionalismo de hoje. Os campinhos foram desaparecendo dando lugar á expansão imobiliária e poucos locais  transformados em verdadeiros estádios com alambrados, arquibancadas, túneis de acesso e refletores para jogos noturnos. Já não se faz futebol amador como antigamente. Hoje ainda se promove a Copa Kaiser de futebol  varzeano e outros torneios,  mas os locais de jogos ficaram bastante reduzidos. Que saudade dos velhos tempos da verdadeira Suburbana!

Os clubes de fevereiro:

1-Caxias F.C. único em atividade. Fundado em 15 de fevereiro de 1.953. Começou a disputar campeonatos em 1963. Licenciou-se durante 11 anos e retornou em 2.000.Foi campeão em 1970, 74, 80, 82, 88 e 2010.

2 – C. A. Morumbi do Taboão. Fundado em 5 de fevereiro de 1960. Participações a parrtir de 1976 até 2002. Está licenciado e dificlmente voltará ás atividades.

3 – Bola de Ouro de Uberaba. Fundado em 2 de fevereiro de 1949. Participações de 1960 até 1972. Foi campeão em 1963 e 1669.

4 – Flamengo do Bom Retiro (Rua Albino Silva) Tinha campo na Nilo Peçanha onde hoje está instalado o super mercado Condor. Foi campeão em 1965. Cognominado na época de “Gavião da Suburbana”.

5 – Guairacá do Prado Velho. Fundado  em 15 de fevereiro de 1949. Disputou campeonatos de 1952 a 1966. O time indígena tinha as cores preta,vermelha e branca.

Guairacá do Prado Velho.  Teve passagens brilhantes na antiga terceira divisão.  Parou em 1967.
C.A.Morumbi. O time alviverde da família unida do Taboão. Este time que disputou o campeonato de 1979.

,

Flamengo do Bom Retiro, o famoso “Gavião da Suburbana”, foi campeão de 1965. Hamilton, Toco, Grilo,  Batata ,Hélio, Rosbel, Mafra,Pedrinho, Airton, Joãozinho  e Mililique(Loro).