Distante da capital baiana, em Itaberaba, Nelson, o Baianinho, começou a jogar futebol com onze anos de idade. Foi campeão pelo time infantil do Independente, filiado à liga daquela cidade, ano de 1970. Em 71, o conselheiro do Independente, Tuco, o levou para fazer testes no Vitória. Voltou para o interior e foi campeão pelo Fluminense na categoria infantil, no ano seguinte.
O Vasquinho, que havia perdido o título para o Fluminense, no ano anterior, contratou o Baianinho e vingou-se, tornando-se campeão de 1973. Seu irmão Darlan foi o autor do tento da vitória na decisão. Seu pai, Francisco, conhecido por Nenê, foi o árbitro do jogo. Em 1975 por intermédio do irmão Allan, funcionário do Banco do Brasil em Campo Mourão, Baianinho veio jogar na Mourãoense, ganhando o título de juniores. Contando apenas 17 anos, o técnico Souza Arantes o lançou na meia-esquerda do time profissional para enfrentar o Coritiba no Alto da Glória.
Derrota de oito a zero, mas observado pelo técnico Ernesto Marques, seu nome foi lembrado para ingressar no time de juniores do Colorado. Ainda com idade para a categoria juvenil, Luiz Carlos Goiaba escalou o jovem Baianinho na decisão vitoriosa com o Coritiba na Vila Capanema. Em 1977, o Colorado decidiu com o Atlético e ficou vice. Amilton Nofke indicou seu nome para defender o Pinheiros em 1979. Vice-campeão da Copa Tribuna e artilheiro com 17 gols. Participou da seleção paranaense de juniores ao lado de Djalma Baía, Leomir, Tico, Paulinho Bolívar, Mário Sérgio, Toninho Carlos, Adalberto e outros menos famosos. Vice-campeão brasileiro, perdendo na decisão para os cariocas por dois a um. Profissionalizado no Pinheiros em 1980. Emprestado para o Toledo em 1981, jogando ao lado de Zetti, Mané, Chico Paulino, Nino, Paulo Garça, Zé Miguel, Milton do Ó, Clarindo e Bosco. Esteve posteriormente no Cascavel comandado pelo técnico Borba Filho. Em 1982 voltou para o Pinheiros, ajudando o clube a subir novamente para a 1.ª divisão na vitória de 2×0 na prorrogação, contra o Francisco Beltrão. Fez o segundo gol, de calcanhar, em cima do goleiro Rosalvo. Emprestado para o Iguaçu de União da Vitória em 1983 fez a final com o Paranavaí. Vice na prorrogação.
Campeão da 2.ª divisão pelo Iguaçu em 1984, depois emprestado para o Paranavaí, passando nos anos seguintes pelo Grêmio Maringá e Tabu de Clevelândia. Em 1990 reverteu para a categoria de amador, ingressando no Iguaçu de Santa Felicidade, levando junto o lateral Ari Marques. Vice na decisão com o Vila Fani em dois anos seguidos. Campeão em 1992.
Em 1994, já no Santa Quitéria, a decisão foi com o Nova Orleans, que se sagrou campeão. Transferiu-se para o Nova Orleans em 1995 e foi para o Capão Raso em 1997. Disputou o campeonato de masters de 1998 pelo Paraná Clube, campeão. Foi para o Capão Raso em 1999, também campeão. No ano 2000 jogou novamente no Paraná Clube, perdendo a decisão com o Caxias. Em 2002 jogou no Caxias, ficando em terceiro lugar e no ano passado voltou a defender o Capão Raso (master) e foi campeão contra o Fani, na decisão. Nome completo: Nelson Macedo Silva (Baianinho) nascido em Itaberaba (BA) dia 13 de novembro de 1959 (44 anos). Ganhou em sua carreira onze títulos de campeão nos diversos clubes que defendeu, amadores e profissionais. Obteve nove vice-campeonatos. (Divonsir Andrade, Mussum).
Policiamento na Suburbana
Todos os presidentes de clubes da especial e primeira divisão estarão reunidos hoje, a partir das l9h30, na sede do Vila Hauer, com o comandante do policiamento, para elaboração de um plano que permita a presença de policiais em todos os jogos do campeonato. Dilon Waldrigues e Henrique Mehl representarão a federação na importante reunião de logo mais.