Já foi defensor da Seleção Uruguaia de Futebol, passou por vários clubes profissionais, inclusive o Coritiba FC e hoje presta serviços como técnico do Urano, da divisão especial de amadores, onde também foi jogador. Jorge Martinez conta assim sua história:
“Com 8 anos de idade, comecei no time infantil do Sud América do Uruguai, lançado pelo técnico Fernando Soza, em 1973. Em 1980, o técnico Roberto Perfumo, do elenco de adultos, me convocou para o selecionado uruguaio, participar do torneio internacional realizado no Paraguai, e ganhamos o título.
No sul-americano de La Paz (Bolívia) defendi novamente a seleção do Uruguai, ao lado de Salazar, Perfumo, Francesco etc.
Decidimos e perdemos para o Brasil. Em 85, fui artilheiro do campeonato uruguaio pelo Sud América, com 15 gols. Fiz parte do grupo preparado para a Copa do Mundo no México. No segundo semestre fiz treinamentos no Corinthians Paulista. Num dos treinos fui procurado pelo Damiani e pelo técnico Jorge Vieira, do Coritiba, que acertaram meu contrato com o glorioso do Alto da Glória.
Fui campeão paranaense de 1986 pelo Coxa-Branca, fazendo a final com o Pinheiros. Participamos da Copa Libertadores da América. Em 1987 voltei para o Sud América do Uruguai e, no ano seguinte defendi o Rampla Júnior, sendo artilheiro uruguaio com 15 gols. Jogueim pelo Emelec, do Equador em 89. Campeão e participante da Copa Libertadores, quando sofri uma lesão na coluna vertebral. Um transtorno em minha carreira. Voltei para o Uruguai para defender o Cerro, onde fiquei durante duas temporadas. Em 92 defendi o Alianza do Peru.
Joguei pelo Sportivo Cerrito do Uruguai em 93 e 94. Em 95 me transferi para o Colon, também do Uruguai. Em 96 comecei meu trabalho de auxiliar técnico, passando pelo Sportivo Cerrito, Sud América, C.A. Vila Prohmann, no Paraná, e União Araxá, onde subi para treinador oficial do clube mineiro juniores e adultos.
No ano 2000 conheci o preparador físico Ricardo, do Urano. Reverti de categoria assinando com o clube da Vila São Pedro como jogador. Em 2001 voltei a ser técnico do Vila Prohmann, de São Mateus do Sul. 2002: técnico do Araxá (MG) júnior, depois adulto. 2003: técnico do Social FC de Cel. Fabriciano, da 1.ª divisão mineira. Finalmente este ano assumi a direção técnica do Urano, da especial de amadores de Curitiba, onde só tenho amigos. Consegui, como jogador profissional, três títulos e espero conquistar meu primeiro de amador pelo Urano.”
Nome completo: Jorge Martinez Mendoza. Nascido em Montevideo (Uruguai) dia 22 de fevereiro de 1965 (39 anos). Posição: meia-esquerda.(Mussum)
Nesta quinta-feira, às 20h, na sede do Iguaçu, em Santa Felicidade, haverá solenidade de posse da recém-fundada Associação Paranaense do Esporte. Presidente: Leonides Dreveck. Na mesma oportunidade: pré-arbitral da IV Copa Integração de futebol juniores.
***
Juniores de São José: Borda do Campo WO S. Domingos, Milan WO Clube do Lago e Atalanta 0x2 Trovão Azul. Time do Trovão: Jéferson, Cleiton, Dada, Diogo, Jailson, Reginaldo, Guaraci, William, Bruno, Tiago e Nenê (Favela). Téc.: Djalma. Gols: Tiago e William.
***
Colombo: classificados para a 2.ª Fase: Grupo C: Roça Grande, XV, Juventus e Colombo. Grupo D: S. Gabriel, S. Cruz, Fênix e Campo Alto. Aspirantes: C: B. Ouro, Imperial, XV e S. Gabriel. D: Rosário Central, Colombense, Juventus e Roça Grande.
1.ª rodada neste final de semana: Adultos: Roça Grande x Juventus, XV de Novembro x Colombo, S. Gabriel x Fênix e Santa Cruz x Campo Alto. Aspirantes: B. Ouro x XV, Imperial x S. Gabriel, Rosário x Juventus e Colombense x Roça Grande.
***
Piraquara: Serrinha 0x3 S. Roque, Rocio 2×0 Ibis e S. Remo 0x3 Vila Chane. Próxima rodada: S. Remo x Rocio, Vila Chane x Íbis e S. Roque x Ouro Verde.