No consultório do dentista

Foto: Pixabay

A primeira vez que levei o Davi ao dentista foi setembro passado, quando ele já tinha um ano e dois meses e dez dentinhos. Eu já imaginava que tinha ido um pouco tarde, mas, conversando com a dentista dele, a Carolina Bertoncelli, percebi que essa preocupação com a saúde bucal deveria ter começado muito antes, logo com o aparecimento do primeiro dentinho (que, no caso do Davi, aconteceu aos oito meses) ou até mesmo antes, ainda durante a gestação.

De acordo com a Carol, a recomendação dos dentistas, de forma geral, é essa: que a primeira consulta aconteça logo no período de surgimento do primeiro dente da criança. “O ideal é que a criança venha ao consultório já a partir do primeiro dente, mas, muitas vezes, a gente já faz um pré-natal odontológico. Quando a mãe ainda é gestante, a gente já apresenta algumas orientações. A regra é vir no período do nascimento do primeiro dente, mas pode vir antes, a gente até prefere que venha antes porque aí os pais já sabem o que fazer desde o início”, comenta.

A dentista ainda explica o porquê de a primeira visita acontecer tão cedo. “A partir do primeiro dente, tem que vir mesmo, porque tem que começar a higienizar, então tem que saber como faz isso, que tipo de pasta que usa, entender direitinho a sequência de erupção dos dentes”, reforça. Claro que esses dois assuntos – erupção dos dentes e higienização bucal – rendem outros posts bem mais completos no futuro, mas só para adiantar, já explico um pouco sobre isso aqui hoje.

Nascimento dos dentes e higienização

Apesar de o nascimento dos dentes ser muito variável (assim como outras etapas do desenvolvimento da criança, como andar e falar), em geral, os primeiros dentinhos (normalmente, os incisivos inferiores) surgem com seis ou sete meses e os últimos dentes de leite chegam até dois anos e meio, ou até três anos.

Antes da chegada dos dentinhos, não há necessidade de higienização, mas ela pode ser feita com uma fraldinha de pano ou gaze, uma vez ao dia. “Não é que tenha necessidade, é mais para o bebê criar o hábito da higiene. Por isso, a gente orienta que a higienização comece depois dos quatro meses. Mas, depois do primeiro dente, já tem que começar com escova e pasta de dente com flúor”, afirma. Outra hora, eu volto com mais informações sobre esses dois assuntos!