Mastigue direito

Não, o conselho acima não é de seu dentista ou então de sua mãe, preocupados com sua dentição e alimentação. O aviso é para lembrar que o simples gesto de mastigar corretamente pode sim salvar a sua vida.

De acordo com o Ministério da Saúde, todos os dias uma média de duas pessoas morre engasgada em nosso país. Claro, 20% destes números se referem a crianças menores de um ano, que acabam engolindo objetos pequeninos. Contudo, a maioria ainda é formada por adultos que morrem sufocados quando estão se alimentando.

O recado de hoje deveria ser direcionado em especial para os que vivem sozinhos, mas, a bem da verdade, é bem provável que ninguém saiba como lhe ajudar se você também se afogar em público. Num país em que não existe qualquer educação em primeiros socorros, o melhor talvez seja prevenir.

Portanto, não tenha pressa para comer. Fragmente bem os pedaços e mastigue várias vezes. Se possível, alimente-se sentado em um ambiente calmo, sem distrações. O mesmo vale para crianças, reforçando que elas jamais devem comer sozinhas. Também fique atento a certos tipos de alimentos, como balas, chicletes, peixes com espinhas, frutos com caroços e, olha só, salsichas.

Isso mesmo. Há quem diga que a salsicha – tá bom, vina – seja a grande vilã dos engasgamentos. O perigo dela se encontra em seu formato cilíndrico, textura e consistência, ideais para entalar na garganta, provocando frequentes sufocamentos.

Que as suas refeições sejam o melhor momento do dia.

E nunca o pior momento da sua vida.

Voltar ao topo