Mal súbito

E   do nada um Interbairros perde o controle da direção, invade a calçada e acerta com força um poste de sinaleiro da Avenida Kennedy com a Rua Brigadeiro Franco. Apesar de nenhum pedestre ou passageiro do articulado ter ficado ferido, uma ambulância de SIATE foi prontamente acionada para o atendimento pré-hospitalar do motorista, vítima de um mal súbito.

Senhor Alfredo, 58 anos, admitido aqui no pronto-socorro com intensa dor em tórax, irradiando para o braço esquerdo. Apresenta-se pálido, ansioso e chamando pela esposa sem parar. Não há tempo a perder. Realizamos medicamentos de suporte, oxigênio e uma porção de exames para confirmar a suspeita de infarto agudo de miocárdio.

Sim, haja coração para ser motorista do nosso transporte público.

São dois mil ônibus que transportam mais de dois milhões de passageiros, percorrendo todo santo dia quase 500 mil quilômetros. Caro leitor, é bem mais do que a distância daqui até a Lua!

Vai encarar?

Pois é, esses profissionais encaram.

Contudo, o corpo humano tem limites que costumam cobrar caro quando são ignorados. Trabalhando em um ambiente hostil, é quase certo que uma hora vai dar algum piripaque. Hipertensão arterial, gastrite, diabetes, problemas na coluna, tendinites, varizes, depressão, pânico… todos reflexos de um trânsito igualmente doente.

A falta de cordialidade nas ruas, a tensão natural dos congestionamentos, a escala de horários impossível de ser cumprida. Acrescente ainda a opressão física dos longos períodos em posição de sentado, a falta de pausa para o banheiro, o excesso de barulho, o estresse habitual dos passageiros…

O resultado? Verdadeiras bombas-relógio circulando pela cidade como discretas tragédias anunciadas.

Desta vez, as coronárias do senhor Alfredo resistiram aos desafios diários do seu trabalho. Por fim, a melhor parte desse meu dia foi vê-lo abrir o melhor dos sorrisos quando sua esposa veio buscá-lo.

Seu Alfredo, que a vida seja longa e generosa para o senhor.

Olha só

Em 2013, os bombeiros atenderam a 448 feridos em acidentes envolvendo ônibus em Curitiba. Dessas pessoas, oito foram a óbito.