Ciclotrauma

Aumentou o número de ciclistas pela cidade. Coisa boa, afinal a bicicleta traz consigo um oxigênio necessário para um trânsito mais saudável.

Contudo, também aumentou a presença deles aqui no PS. Comecei a escrever esse texto depois de atender a um ciclista atropelado, que infelizmente foi a óbito.

O cenário, a canaleta do expresso. O horário, rush. O protagonista, um biarticulado de 12 toneladas descendo socado pela Sete de Setembro. Para você ter uma ideia, precisou de uma chave de fenda para remover do corpo um dos fones de ouvido.

História antiga essa de proibir o pessoal de circular na canaleta. História bizarra essa de forçar o ciclista a andar por entre os carros. É como escorregar da frigideira para o fogo. Sim, tem algo de muito errado em misturar bicicletas com veículos a motor.

Não vou mentir para você. Acidente com bike é oito ou oitenta. Ou fica na escoriação ou vai direto pro centro cirúrgico. Isso quando vai, porque quando pega na cabeça…

Curitiba recebe todos os meses cerca de 3.500 novos veículos. Com uma infra-estrutura urbana estagnada, é fácil perceber o desafio que o ciclista precisa enfrentar.

Além disso, também é preciso cutucar o ciclista desatento ou aquele que insiste em se comportar de maneira ofensiva no trânsito. Custa preservar a imagem que o ciclista merece ter?

Por fim, um recado direto daqui da sala de emergência para você, ciclista que tem a inocência de acreditar que pedala em uma cidade como Copenhagen. Entenda que o trânsito da nossa cidade é injusto e violento. Então, quando utilizar a ciclofaixa, lembre-se de utilizar roupas claras, dispositivos luminosos e, claro, espelhos retrovisores do tamanho daqueles que a gente tem no banheiro.

Sendo bem direto: não me apareça aqui no hospital.

Olha só

Em 2010, o Brasil registrou 9.325 internamentos de ciclistas. No mesmo ano, 1.513 foram a óbito. (Fonte: SIH, SIM, MS).