Úlcera no estômago: má alimentação é o combustível de problema que pode levar à morte

 

A bicicleta passou veloz e furiosa por entre os carros.

Montado numa velha Barra Forte, Luciano tinha pressa na entrega do galão d´água. Ziguezagueando pelo trânsito conseguia entregar os pedidos bem rápido, o que costumava lhe garantir uma boa gorja ao final do dia.

Contudo, ao entrar na Praça Tiradentes aos trancos e barrancos, o solavanco da bicicleta com o meio-fio fez com que ele soltasse um grito de dor, vindo lá das profu

Dor de estômago e azia frequentes são sinal de alerta. Foto: Freepik
Dor de estômago e azia frequentes são sinal de alerta. Foto: Freepik

ndezas do estômago. A barra forte então perdeu seu rumo, levando Luciano a um tombo que faria o galão d´água rolar solitário pela praça.

Encolhido de dor, o desespero viria num jato de vômito com sangue.

Que diabos estaria acontecendo?

A resposta viria com a sirene exagerada do SAMU.

Um rápido exame físico, realizado ainda na calçada, revelaria uma úlcera perfurada de estômago.

Considerada uma emergência médica, a hemorragia provocada pela úlcera pode levar a morte se não for logo operada. E foi o que aconteceu com o Luciano, sendo encaminhado às pressas para o hospital, onde uma cirurgia de laparotomia estancaria o sangramento.

Então a pergunta de hoje é: como anda a saúde do seu estômago? O que você tem feito para protegê-lo e – pelo contrário – o que tem feito para arruiná-lo?

Alimentação no melhor estilo carga pesada (gordura, fritura, refrigerantes…), consumo exagerado de álcool e o tabagismo encabeçam a lista dos hábitos mais perigosos. Além disso, pessoas muito ansiosas – ou que fazem uso diário de medicamentos – também costumam judiar bastante de seus estômagos.

Então, se você se identificou de algum modo com esse texto, se apresenta desconforto, dor ou queimação na boca do estômago, procure orientação médica.

Acredite, vale a pena.