Resumo de Abismo de Paixão: capítulos de 11 a 15 de março

Elisa diz a Dolores que se casará com Gael. Foto: Divulgação

Confira o resumo entre os dias 11 a 15 de março de Abismo de Paixão: capítulos de 04 a 08, que vai ao ar de segunda-feira a sexta.

Capítulo 87 – segunda, 11 de março

Almerinda diz a Damião que logo entrará em caixa o dinheiro que eles precisam para reerguer a processadora Arango. Damião pede para a mãe não se meter nos assuntos e problemas da processadora, pois ele os solucionará. Ramona visita Paloma em sua casa e a pede para voltar a viver em sua cabana. Paloma se nega. Gael segue Elisa e Damião até um restaurante. Elisa descobre e beija Damião para que Gael pense que eles são namorados. Paloma está desiludida com Gael, mas Florência a aconselha a seguir lutando por seu casamento. Carmem segue os tramites para venda de suas terras a uma pessoa que, sem saber, está a mando de Elisa nesse negócio. Carmem recebe o cheque e Elisa fica feliz por ter recuperado a casa de seus pais. Ela pede a Dolores que faça as malas, pois voltaram a viver na fazenda Bouvier. Paloma pede a Elisa que volte com Damião e se case com ele. Bráulio comenta com Damião que Horácio esteve envolvido com a morte de Branca. Carmem vai viver com Ramiro na ‘casa azul’. Eles festejam e de repente aparece Horácio com uma arma. Eles discutem e Horácio foge. Antônia se assusta quando Horácio entra pedindo para falar com Almerinda, já que não tem dinheiro para fugir do povoado e deseja fazê-lo levando Dolores consigo. Antônia promete ajudá-lo.

Capítulo 88 – terça, 12 de março

Vicente leva uns calmantes a Ramiro e, quando ele adormece, rouba sua arma e vai á cabana de Ramona exigir-lhe que faça um remédio para Ramiro. A base de armações e intrigas, Carmem tenta fazer com que Gael esteja cada vez mais zangado para que evite o casamento entre Elisa e Damião. Dolores diz a Lucio que está muito preocupada, pois Elisa não sai de seu quarto há cerca de três dias. Elisa, na verdade, está confusa e nervosa, pois não sabe se realmente deve se casar com Damião. Lucio pede que Elisa se case, pois tem certeza de que ela será muito feliz ao lado de Damião. Carmem vive atormentada pelos ?fantasmas? das pessoas que matou e mandou matar e chora desesperada por não conseguir tirá-los de sua mente. Elisa recebe a caixa do vestido de noiva de sua mãe e um bilhete de sua tia Carmem, chamando-a para entregar lhe o vestido de noiva também.

Capítulo 89 – quarta, 13 de março

Carmem, enfurecida por ter sido descoberta, sai em disparada e começa a delirar, lembrando-se de todas as pessoas que matou. Ela entra em sua casa assustada. Ramiro a diz que matará Elisa. Gael e Paloma revivem seu amor. Antonia pede ajuda a Bráulio para encontrar Vicente. Ramona se zanga porque descobre que Ramiro andou roubando suas ervas do remédio para sua dor de cabeça. Carmem chega a cabana de Ramona e ameaça matá-la por tê-la humilhado diante de todo povoado. Ramona responde que não teme a morte. Ramiro segue Elisa e Damião até a cabana que alugaram para passar a lua de mel e deixa uma serpente escondida no local. Elisa e Damião chegam a cabana para desfrutarem de seu amor. Sem que eles percebam, a serpente se aproxima e ataca Elisa, que começa a se sentir muito mal. Bráulio pede a Vicente que volte pra casa com Antônia, mas ele se nega a voltar. Ramiro diz a Vicente que o aceitará como filho caso ele consiga mais do remédio de Ramona. No cemitério, Ramos encontra Horácio e o leva a Almerinda. Carmem adverte Ramiro que se ele não se desfizer de Vicente, não irá mais viver com ele. Ramiro responde que só está usando o garoto para ter mais do remédio de Ramona, mas que logo colocará o menino na rua. Paloma discute com Gael, pois o encontra pedindo a Elisa que lute por sua vida e a beijando. Paloma pede que Gael não a procure mais. Vicente pede a Paloma que o de o remédio de Ramona e o ensine a prepará-lo. Paloma segue Vicente até a casa de Carmem. Lá, eles se escondem ao verem chegar Ramiro e Carmem, que começam a confessar entre eles todos os crimes que cometeram. Carmem sai para matar Horácio. Ramiro descobre Paloma e Vicente e discute com o garoto. Paloma tenta defendê-lo. Elisa está muito mal, e os médicos já não podem fazer nada por ela. Damião decide levá-la a fazenda. Almerinda pede a Ramona que faça um antídoto para Elisa. Ramona não acredita que possa ajudar, mas faz o remédio e pede auxilio a Estefânia. Elisa bebe o remédio e dá um sinal de melhora.

Capítulo 90 – quinta, 14 de março

Paloma e Vicente fogem de Ramiro, mas ele vai atrás deles e os alcança. Ramiro ameaça matá-los caso não lhes deem mais de seu remédio. Bráulio se aproxima sem ser visto e consegue tirar a arma de Ramiro, que foge rapidamente em sua caminhonete. Horácio golpeia Santos na cabeça. Lucio chega e tenta impedir que Horácio fuja, mas tropeça e cai. Ao ver Lucio em perigo, Dolores decide ir com Horácio para que ele não faça mais mal a ninguém. Dolores diz a Horácio que se ele a ama, precisa se entregar à polícia. Ele aceita. Paloma pergunta a Ramona se Ramiro é seu pai. Ela responde que sim. Vicente pede perdão a Antonia e Bráulio e diz amá-los muito. Bráulio pede ao filho que deponha contra Ramiro, para que ele pague por todos os seus crimes. Elisa pede a Damião que leve suas malas para a caminhonete enquanto ela arruma alguns papéis. Ao entrar para pegar os papéis, dá de cara com Carmem. Carmem diz a Elisa que lhe tirará Damião, para que jamais possa ser feliz. Ela agride Elisa e vai atrás de Damião, ameaçando matá-lo caso não fuja com ela. Almerinda procura Carmem na ?casa azul?, mas Ramiro a responde que não sabe onde ela está. Prevendo que Ramiro quer algo com ela, Almerinda o acerta na cabeça para escapar.

Capítulo 91 – sexta, 15 de março

Gael fica feliz ao ver a felicidade de Damião e Elisa. Edmundo vai ter uma conversa com Elisa e diz a ela que o estado de Carmen é bastante grave e que por isso teve de amputar suas pernas. Gael se encontra com Paloma e acaba confessando que a ama e que percebeu que o que estava sentindo por Elisa era apenas uma obsessão. Gael pede perdão a Paloma e também uma oportunidade de mostrar que ele realmente a ama de verdade e que quer ficar com ela o resto da vida para viver este amor. Carmen acorda e Almerinda entra no quarto e diz que será uma pena pois a vida dela já não será a mesma. Carmen fica sozinha e se dá conta que teve as pernas amputadas ficando desesperada. Elisa vai fazer uma visita para Carmen e ela revela a sobrinha que sempre a odiou por ser fruto do amor de Augusto e Estefânia e acaba confessando que sempre amou o pai dela desde o primeiro momento que o viu. Elisa percebe que Carmen cortou os pulsos e sai para pedir ajuda. Pouco tempo depois Edmundo retorna dizendo que Carmen não resistiu. Gael faz uma serenata para Paloma e os dois confessam que estão muito felizes. Lúcio tem uma conversa com Ramiro na prisão e diz que finalmente a justiça foi feita e ele passará muitos anos atrás das grades. Antes de sair Lúcio faz uma grande revelação para Ramiro. Gael vai ter uma conversa com Damião e pede desculpas por tudo que fez e os dois dão um abraço fraternal. Elisa e Paloma ficam bastante felizes. Paloma vai ter uma conversa com Ramona e diz que não vai mais se separar de Gael. Ela dá os parabéns a neta e diz para continuar usando seus amuletos. Elisa vai ao enterro de Carmen junto com Damião e Lúcio.