Confira o resumo da novela Maria do Bairro dos dias 11 a 15 de agosto: capítulos que vão ao ar de segunda a sexta às 13h45.
Capítulo 16
Maria informa a Vitória que Fernando não pode receber visitas. Soraya desconfia de Luís Fernando, que agride Miguel, mas é defendido por Maria. Preso após denúncia, Luís Fernando pede segredo. A polícia confirma que ele agiu em legítima defesa, e Vitória exige sigilo sobre o caso. Ao ser libertado, Luís Fernando enfrenta os ataques de Soraya e admite sua culpa a Vitória. Fernando, ainda debilitado, pede para ver Maria e Vitória, deixando Soraya enciumada e decidida a afastar Maria.
Fernando quer Luís Fernando fora da empresa. Vitória reconhece que Maria seria ideal para ele. Soraya arma contra Maria escondendo uma carteira em seu quarto. Savalla assedia Maria, mas Luís Fernando flagra a cena.
Capítulo 17
Savalla diz a Luís Fernando que Maria é livre. Maria revela que seu pai o afastou da empresa. Soraya pede a ajuda de Carlota para armar contra Maria. Luís Fernando promete mudar, se Maria voltar a amá-lo. Por recomendação médica, Fernando é afastado do trabalho por seis semanas. Maria decide se aproximar de Vladimir e evita falar com Fernando sobre Luís Fernando.
Quando Fernando volta para casa, trata o filho com frieza. Maria tenta interceder, pede perdão em nome de Luís Fernando e garante que ele deixou os jogos. Durante o almoço, Fernando propõe recomeçar com o filho. Soraya, então, acusa Maria de roubar sua carteira. Todos defendem Maria, mas Soraya insiste e envolve Carlota, que finge ter visto tudo. Vitória e Lupe desmentem Carlota, mas Soraya exige que revistem o quarto. A carteira aparece na gaveta de Maria, e Soraya a acusa de outros furtos. Revoltada, Maria parte para cima dela e a arrasta pelos cabelos.
Capítulo 18
Maria chora e afirma que foi vítima de uma armação de Soraya e Carlota. Vitória a defende, e Fernando garante que ninguém acreditou na acusação. Soraya, frustrada, promete tentar outra forma de tirá-la de casa. Fernando agradece a Luís Fernando por mudar e representá-lo na empresa. Soraya insiste para que Maria seja demitida, acusando-a de ser amante de Luís Fernando. Ele, por sua vez, convida Maria para abrir uma filial no Brasil. Durante o almoço, anuncia a viagem e Soraya insinua que será uma lua de mel. Lupe consola Maria, que diz que não pode viver esse amor. Luís Fernando pede ao pai autorização para levá-la.
Soraya avisa que jamais dará o divórcio. Ele insiste que ama Maria, mas ela diz que esse amor é impossível. Soraya e Kalista planejam envenenar Maria. Ao saber da viagem, Vitória tenta impedir e diz que ainda sonha com a reconciliação do casal. Maria, abalada, aceita namorar Vladimir, mesmo sem amá-lo. Quando Soraya a confronta, Maria revela a Luís Fernando que está com Vladimir e que não pode mais amá-lo.
Capítulo 19
Maria afirma a Luís Fernando que está com Vladimir, e se ele duvidar, que pergunte a ele. Soraya, incomodada com o crescimento de Luís Fernando na empresa, arma com Osvaldo e Kalista para separar o casal. Kalista começa a envenenar Maria. Ao saber da demissão de Maria, Luís Fernando vai atrás dela, e apesar da resistência, os dois acabam se beijando.
Maria continua dizendo que seu amor por Luís Fernando é impossível. Vladimir revela que pretende se casar com ela, mas Maria admite que ainda não o ama, embora ache que possa amar. Carlota ouve e conta para Vitória e Fernando. Enquanto isso, Maria segue bebendo a água com veneno.
Luís Fernando tenta convencer Soraya a aceitar o divórcio em troca de dinheiro, mas ela recusa. No almoço, Vladimir anuncia o namoro com Maria, e Soraya o alerta que será traído. Maria desmaia, e Soraya espalha que ela está grávida de Luís Fernando, aumentando ainda mais a tensão.
Capítulo 20
Soraya revela a Kalista que suas ervas estão fazendo efeito em Maria, que acorda enjoada. O plano é envenenar também Fernando, para que ele morra e a herança fique com Luís Fernando. Depois, Soraya pretende se divorciar e ficar com metade da fortuna dos De La Vega. Vladimir confronta Luís Fernando sobre o que Soraya disse, mas ele afirma confiar em Maria. Enquanto isso, Kalista visita Maria e diz que sua hora está chegando, mas Maria está dormindo e não ouve.
Soraya manipula Vitória, dizendo que Maria, amante de Luís Fernando, não pode continuar morando na mesma casa. Vitória, pressionada, pede que Maria vá embora, mesmo dizendo que a ama como filha. Carlota escuta tudo e conta para Lupe. Maria, sem ter para onde ir, pede ajuda a Vladimir para encontrar um novo lugar. Lupe avisa Fernando, que vai tirar satisfações com Soraya. Ela o acusa de amar Maria e, por isso, colocá-la nos braços do próprio filho. Fernando, revoltado, lhe dá um tapa. Kalista aparece com uma faca e tenta matar Fernando.
Confira o resumo de outras novelas:
