Resumo da novela A Usurpadora de 7 a 12 de julho

Elenco da novela A Usurpadora, no SBT
Elenco da novela A Usurpadora, no SBT. Foto: Divulgação reprodução / SBT

Confira o resumo da novela A Usurpadora dos dias 7 a 12 de julho: capítulos que vão ao ar de segunda a sexta.

Capítulo 72

No dia do julgamento, Carlinhos depõe por Paulina. Willy tenta extorquir Estephanie novamente, mas ela cancelou a procuração, e os dois brigam. Ele ameaça exigir duzentos mil dólares de Carlos Daniel para não depor por Paola. Paola chega ao tribunal “altiva e ameaçadora” e avisa Carlos Daniel: está disposta a “jogar Paulina, por muitos anos, atrás das grades”. Dr. Edmundo alerta Paulina, mas ela se mantém firme.

No tribunal, Paola “mente descaradamente”. Quando é questionada sobre a noite do acidente em Mônaco, simula um mal-estar e é retirada. Paulina depõe e surpreende ao confirmar tudo, assumindo a culpa. Mesmo assim, Dr. Edmundo chama Luciano Alcântara, o que preocupa Paulina. Os empregados procuram o diário de Paola, que pode inocentar Paulina. A promotora contesta Luciano e pede provas. O juiz suspende o julgamento por dois dias. Paola descobre que Luciano depôs contra ela.

Capítulo 73

Paola pede ao Dr. Montezinos que ofereça dinheiro a Luciano para que ele mude o depoimento. Enquanto isso, Luciano e Dr. Edmundo viajam ao litoral em busca de provas. Paulina liga para a irmã e se abala com a frieza de Paola. Sem conseguir encontrar Luciano, Paola liga para Carlos Daniel dizendo que tem uma proposta que “interessa a eles dois”. Ele vai ao hospital, acreditando em um possível arrependimento, mas logo percebe que Paola continua a mesma. Ela afirma: vai “coagir sua própria irmã para que ela fique a seu lado para sempre”.

Quando ele pergunta sobre a proposta, Paola diz que, se ele fizer Luciano mudar o depoimento, ela aceita o divórcio. Carlos Daniel recusa, e Paola ameaça “destruir Paulina” e contar aos filhos que ela é a “verdadeira mãe deles”. No litoral, Luciano e Dr. Edmundo visitam a antiga casa de Paulina e conhecem Célia e Filomena.

Capítulo 74

Célia e Filomena prometem testemunhar por Paulina. Paola, fingindo estar “atormentada com o medo da solidão”, faz Paulina prometer que nunca se casará com Carlos Daniel. Ela também tenta subornar Luciano, mas ele recusa. Osvaldo, arrependido, propõe casamento a Paulina, que o rejeita. Temendo a ameaça de Paola, Carlos Daniel manda que toda a correspondência seja entregue à vovó Piedade. Willy admite que só se casou por interesse, mas Stephanie o enfrenta: ou trabalha ou vai embora.

Paola avisa que “voltará à mansão no sábado, quer eles queiram ou não”. Antes do julgamento, Paulina a visita e sai abalada ao saber que Paola quer apenas “infernizar a todos e conseguir muito dinheiro”.

No tribunal, novas testemunhas depõem. Célia revela os amantes de Paola, incluindo Luciano, Farina e Donato D’Ángele, que também é convocado. Até Antônia, Isabel e Moacyr querem ajudar Paulina. Osvaldo pede o divórcio e Lurdes o ameaça de morte. No tribunal, Carlos Daniel descobre que Paola e Willy foram amantes. Enquanto isso, Lalinha encontra o diário de Paola e decide agir para inocentar Paulina.

Capítulo 75

Durante o julgamento, o Dr. Edmundo interroga Carlos Daniel sobre Paola e Willy. Carlos revela as armações de Paola contra os Bracho, mas esconde o envolvimento dela com a avó. Dona Piedade, então, interrompe e revela: Paola a fez “se tornar uma alcoólatra”. Enquanto isso, Osvaldo finalmente deixa Lurdes, que tenta impedi-lo sem sucesso. No tribunal, Dr. Montezinos defende Paola e a apresenta como “vítima de Paulina”. Nos bastidores, Paola ameaça Elvira: se Paulina for inocentada, “ela a mata”.

O julgamento entra na reta final. Leda, esperando a condenação de Paulina, continua assediando Carlos Daniel. No momento em que o juiz pede que a sala seja esvaziada, Lalinha chega com o diário de Paola. Carlos Daniel guarda a prova e decide: se Paulina for condenada, “entrega o diário ao juiz”. Paulina é inocentada, mas recebe a decisão com tristeza, preocupada com o destino da irmã. Em seguida, avisa à família Bracho que, a partir de agora, vai “se dedicar a cuidar de Paola”.

Capítulo 76

Paulina deixa a prisão e, reunida com os Bracho, avisa que vai morar com Célia e “se dedicar a cuidar de Paola”. Quando Rodrigo pergunta se voltará à fábrica, ela responde que não pode ocupar “um lugar que é de Paola”. Paola se revolta ao saber da absolvição da irmã e acusa o Dr. Montezinos de não ter feito nada. Consegue alta com o Dr. Galícia e manda Elvira levar suas malas para a mansão. Mas Dona Piedade afirma que Paola “não voltará para a mansão”. Elvira rebate dizendo que ela “consultou os advogados” e tem direitos.

A volta de Paola parece inevitável, o que enfurece Carlos Daniel, que diz ao irmão estar “disposto a matá-la”. Isso preocupa Rodrigo e a avó. Leda, sem chances com Carlos Daniel, tenta seduzir o Dr. Edmundo, mas ele revela que também ama Paulina. Mesmo após tudo, Paulina visita Paola no hospital e se oferece para ajudar. Paola avisa que voltará para a mansão, e Paulina tenta fazê-la desistir, mas Paola mantém seu plano.

Confira o resumo de outras novelas:

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna