Veja o resumo da novela A Escrava Isaura que começa às 15h30, na TV Record; Confira os capítulos entre 08 a 12 de dezembro.
Capítulo 71
Isaura pensa em Álvaro e no quanto deseja revelar seu segredo ao rapaz. Rosa chora ao contar ao pai que sofreu abusos desde a infância. Leôncio admite a Chico que só recebeu Malvina de volta por causa do dinheiro. Álvaro e Elvira (Isaura) se beijam pela primeira vez. Tomásia sente um mau pressentimento em relação a Diogo. Para se vingar da condessa, Leôncio diz ao doutor Paulo que dará um jeito de eliminar Diogo.
Pedrinho chama Elvira de Isaura na frente de Álvaro, despertando a desconfiança do rapaz. No quilombo, todos ficam preocupados com o desaparecimento das crianças. O capitão do mato avista Isaura passando de carruagem ao lado de Álvaro. Helena chora e desabafa com Rosa sobre o casamento forçado. Álvaro convida Elvira, Anselmo e Pedrinho para o baile em homenagem ao poeta Gonçalves Dias.
Capítulo 72
Geraldo tenta impedir que sua mãe e sua irmã denunciem Elvira (Isaura) e Anselmo (Miguel) à polícia. Sebastião continua firme na ideia de casar Helena com o doutor Paulo. Bernardo conta que ouviu gritos de crianças na mata, e Moleca se desespera com o desaparecimento do pequeno Basílio. Diogo é baleado no peito. Isaura fica angustiada por continuar mentindo para Álvaro.
Belchior informa Tomásia que Leôncio ordenou a morte de Diogo. Branca fica animada ao saber que o chefe de polícia estará presente no baile na casa de Álvaro. Malvina lamenta o casamento da irmã. Rosa vai à casa da condessa entregar o recado de Helena para Diogo. Isaura diz que não pode ir ao baile na casa de Álvaro, mas Miguel insiste e avisa que, depois da festa, eles deixarão o Brasil.
Capítulo 73
Na porta da igreja, Malvina fica horrorizada quando Leôncio afirma que Diogo está morto, enquanto o doutor Paulo demonstra desconforto. Nesse momento, um índio trata o ferimento de Diogo. Helena inventa desculpas para não entrar na igreja. Gabriel reza pela felicidade dela. Leôncio e Sebastião trocam provocações. Bernardo, André e Moleca entram na mata em busca das crianças desaparecidas.
Helena impõe condições para aceitar o casamento. O doutor Paulo concorda com todas elas, e Helena se desespera, lamentando que Diogo não tenha chegado para salvá-la. Chorando e contrariada, Helena acaba se casando com Paulo. Raimundo e Martinho observam Isaura de longe. Henrique e Malvina lamentam o destino da irmã.
Capítulo 74
Helena teme pelo destino de Diogo e suspeita que o jovem médico possa ter sido vítima de seu pai ou do doutor Paulo. Henrique também desconfia que Leôncio tenha feito algo contra Diogo. Tomásia faz planos ao lado de Gabriel. Durante o brinde, Helena causa um escândalo, afirmando em voz alta que não queria ter se casado. Miguel se surpreende quando Perpétua o apresenta ao chefe de polícia da cidade. Raimundo e Martinho chegam ao baile com a intenção de capturar Isaura.
Gabriel volta a sentir as pernas, deixando Tomásia radiante. O chefe de polícia intimida Isaura e Miguel, fazendo com que a escrava fique ainda mais apavorada. A pedido de Álvaro, Elvira (Isaura) canta e toca piano, encantando a todos. Leôncio e Malvina voltam a brigar por causa de Isaura.
Capítulo 75
Sebastião bebe demais e desabafa com Henrique. Encantada por Elvira (Isaura), Perpétua elogia Anselmo (Miguel) e o questiona por que ele se opõe ao romance da filha com Álvaro. Helena quebra um vaso na cabeça do doutor Paulo e provoca um novo escândalo. Geraldo confronta Raimundo e Martinho, e eles revelam que estão procurando uma escrava fugitiva. Geraldo fica chocado ao descobrir que Elvira (Isaura) é a escrava em questão.
Malvina se horrorizada ao saber que o marido gastou uma fortuna para capturar Isaura. No quilombo, André e seus companheiros descobrem que capitães do mato estão rondando a região. Álvaro pede Elvira (Isaura) em casamento. Ao ver Raimundo e Martinho, Isaura entra em pânico. Álvaro insiste na proposta de casamento, e Elvira (Isaura) chora, angustiada.
Confira o resumo de outras novelas:
