Prognóstico Sombrio

Foto: Pixabay

Há uns cinco anos era raro o consumidor que comprava pela Internet. A insegurança era a desculpa daqueles que ainda preferiam ir à loja, conferir o produto, pagar e levar. Hoje em dia, mais e mais pessoas preferem a comodidade de, em alguns cliques no teclado, sem sequer sair de casa, comprar o produto que desejam, tendo ainda a vantagem de comparar preços para levar o mais em conta.

Pois é, a modernidade trazida pela revolução tecnológica rapidamente tem mudado hábitos e costumes e isso é irreversível. Fico refletindo: com tamanha facilidade e comodidade, o brasileiro, que já é um consumista inveterado, vai comprar ainda mais. E o que é pior, vai comprar no cartão de crédito e, quando chegar a fatura, é possível que nem tenha o dinheiro para pagar. Aí vai rolar a dívida e cair na mais perigosa armadilha que existe: A bola de neve do cartão de crédito.

A compra pela internet é impulsiva e muitas vezes chegamos a nos arrepender, mas aí é tarde. Agora pensem: se hoje o brasileiro já não poupa – ou poupa muito pouco – para o seu futuro, com a tecnologia presente será cada vez mais difícil separar um dinheirinho para a aposentadoria.

Em pesquisa divulgada na semana passada, constatou-se que incríveis 86% dos brasileiros não se preparam para a aposentadoria. Parece que meu prognóstico vai se confirmar: o brasileiro vai morrer trabalhando e a mísera aposentadoria do INSS vai ser somente um reforço salarial.

Para aqueles que duvidam e para quem ainda não caiu a ficha, de que temos que ter um Plano B de nome previdência privada, dois dados:

– Quase 70% dos aposentados e pensionistas do INSS ganha só 1 salário mínimo;

– De cada três aposentados com mais de 60 anos, dois continuam trabalhando por necessidade.