Imposto, como o próprio nome diz, é algo colocado goela abaixo ou bolso adentro. Se é obrigatório é porque as pessoas, espontaneamente, não pagariam. No Brasil existem formas legais de não pagar imposto de renda. Sobre investimentos, por exemplo. Na caderneta de poupança não tem imposto, mas é muito ruim. Rentabilidade negativa.

continua após a publicidade

As Letras de Crédito também, os fundos imobiliários idem, mas aí você concentraria teus investimentos. Só há uma maneira de você ter boa rentabilidade, diversificação de investimentos e não pagar impostos: aplicando na previdência privada.

Como interessa ao governo que o cidadão invista para o longo prazo, pois isso gera recursos para investimentos em infraestrutura, em indústrias e projetos que exigem longo prazo de maturação para começar a dar lucros, o governo estimula esses investimentos. E isso é muito significativo, muito melhor do que aplicar nos populares fundos de investimento que, a cada seis meses, tem imposto, o chamado come-cotas.

Vejam, amigos, quem aplica num fundo de pensão tem duas vantagens: primeiro, o que investir pode ser abatido até 12% da renda anual já na Declaração do ano seguinte. Segundo, na fase de investimento há isenção de IR.

continua após a publicidade

Bom né, mas o prazo está acabando. Você tem só até 31/12 para investir e abater na Declaração de 2.021.

Pergunta: por que dar dinheiro para o governo federal, que gasta mal, se pode guardar em teu nome num fundo de pensão que aplica bem?

continua após a publicidade