Tenho estado muito feliz com a quantidade de consultas de jovens profissionais querendo saber onde aplicar suas reservas financeiras. Consciência se formando. Leem meus artigos e perceberem gente desesperada na pandemia por não ter poupado para períodos adversos.

continua após a publicidade

Bom, vamos lá; a primeira poupança que a gente tem que fazer é para o curto prazo, para emergências, como ficar desempregado ou ter que pagar uma cirurgia que o plano de saúde não cobre. Pois, neste momento, isto é um problema, porque não tem muita opção de investimento de curto prazo sem risco.

VEJA TAMBÉM: Como ensinar seu filho a poupar?

Quem pensou na caderneta de poupança, esqueça. Quando a SELIC- a taxa de juros básicos da economia- está abaixo de 8,5%, o rendimento da poupança não é o famoso 6,17% aa, mas sim 70% da SELIC. Com a SELIC a 2%, 70% disso dá 1,4%. Como a inflação projetada para 2020 é de uns 2%, quem aplicar em poupança este ano verá seu dinheiro desvalorizar uns 0,6 pontos percentuais. Vai perder dinheiro.

Mas, então, onde aplicar?

continua após a publicidade

Trocando uma ideia com um amigo gestor de investimentos, sobraram duas opções: um CDB de um banco médio, bem conceituado, que remunera uns 108% do CDI, mesmo tendo que pagar 20% de IR sobre o rendimento se sacar antes de um ano.

Outra boa opção: deixe o dinheiro numa conta pagamento de um banco digital. Ela remunera o CDI, mas não tem imposto.

continua após a publicidade

Agora nunca esqueça que tem que por um pouquinho sempre numa previdência privada para uma aposentadoria decente.