A adversidade desperta em nós capacidades que, em circunstâncias favoráveis, ficam adormecidas. Os japoneses adoram peixe fresco. Porém, as águas perto do Japão não produzem muitos peixes há décadas.

continua após a publicidade

Assim, as empresas pesqueiras tiveram que aumentar o tamanho dos navios e ir pescar muito mais longe. A viagem de volta era demorada, o peixe chegava morto e os japoneses desaprovavam o gosto. Então, puseram congeladores nos barcos para preservar o peixe pescado. Mas, o gosto ficava diferente.

Nova tentativa: instalaram tanques nos navios. Os peixes, depois de certo tempo, armazenados como sardinhas, paravam de se debater. Chegavam vivos, porém cansados e debilitados. E, claro, os japoneses sentiam a diferença do gosto.

Qual a solução encontrada, ouvintes, para levar ao Japão peixes com gosto de puro frescor?

continua após a publicidade

Simples: ainda colocam-se os peixes dentro de tanques, mas também adicionam neles um pequeno tubarão. Ele come alguns peixes, mas a imensa maioria chega “muito vivo” e fresco no desembarque. Tudo porque são desafiados lá nos tanques. Têm que ficar espertos para não virar comida de tubarão.

Resumo: assim como os peixes, o homem progride mais perante desafios.

continua após a publicidade

Por isso, não os evite. Procure-os. Pule dentro deles e massacre-os. Se alcançou teu objetivo, coloque outro maior. Ponha um tubarão no teu tanque para chegar mais longe.

FELIZ ANO!!!