enkontra.com
Fechar busca

BLOGS

Renato Follador

Previdência: um dia você vai precisar dela

Renato Follador

Tudo o que você precisa saber sobre aposentadoria, reforma da previdência social e previdência privada. Tire suas dúvidas sobre o INSS com Renato Follador!

Fundo de Pensão acessível a todos

  • Por Renato Follador

Há quinze anos, eu me oferecia para fazer palestras nas empresas e faculdades com o intuito de educar financeira e previdenciariamente e sensibilizar as pessoas a cuidarem do seu futuro. Na plateia, via 30, 40, não mais que 50 pessoas. Hoje, não tenho agenda e o auditório tem que ter lugar para mais de 300 pessoas. Há quinze anos, 5 milhões de brasileiros tinham previdência privada, hoje 16 milhões têm um plano em um fundo de pensão, banco ou seguradora. Citei esses exemplos para mostrar a evolução da previdência privada no Brasil.

Finalmente o brasileiro está se dando conta que só pode contar consigo mesmo para construir seu futuro financeiro. O governo federal tem ajudado, inconscientemente, nessa conscientização. É que, infelizmente, quanto mais achatada fica a aposentadoria do INSS, melhor para a previdência privada. Preocupadas,
muitas pessoas me perguntam se previdência privada não é só para quem ganha muito. Resposta: não. Até uns quinze anos atrás, só as grandes estatais e multinacionais tinham fundos de pensão e só seus profissionais tinham esse privilégio.

Mas, depois disso, nos bancos e seguradoras, foram criados os PGBLs e os VGBLs. E, mais recentemente, os fundos multipatrocinados, que oferecem previdência privada para qualquer empresa, de qualquer porte. Estes são mais seguros e, por não terem finalidade lucrativa mais baratos e rendem mais. Mas, e para quem é autônomo, profissional liberal, empresário ou empregado em empresa que não oferece
esse benefício?

Pois, para esses, também existe uma alternativa: você já ouviu falar em cooperativismo? Trata-se de uma doutrina econômica que prevê uma associação de indivíduos que têm os mesmos interesses e objetivos. Tem por finalidade a melhoria econômica e social de seus membros. A distribuição de resultados é proporcional à participação de cada cooperado.

Pois bem, os fundos de pensão são como cooperativas de proteção social. Afinal, são instituições sem finalidade lucrativa, que administram recursos para a velhice de pessoas que se unem para um objetivo comum: a aposentadoria. Todo o resultado dos investimentos é distribuído, por cotas, entre os seus membros. E os donos são exatamente os segurados que para ele contribuem.

Através de um plano de previdência cooperativo, qualquer um pode poupar em um fundo de pensão para conseguir um objetivo no futuro, seja ter reservas para uma aposentadoria, pagar um plano de saúde particular, custear uma faculdade para o filho, ou até para diversificar investimentos. Me perguntaram se existe algum Plano Cooperativo no país, em que qualquer cidadão comum, com seu CPF, pudesse aderir.

Sim! E aqui vou falar do que conheço. Atualmente sou presidente de um fundo de pensão, o Fundo Paraná de Previdência, que administra um plano exatamente assim. Qualquer pessoa pode aderir desde que seja segurado do INSS ou de um Regime Próprio de servidores. E, diferente do que muitos pensam, as contribuições mensais para um Plano de Previdência podem ser bem pequenas. É isso aí: o preço de jantar para garantir um sonho lá na frente.

 

 

Siga a Tribuna do Paraná
e acompanhe mais novidades

Deixe um comentário

avatar

3 Comentários em "Fundo de Pensão acessível a todos"


Dan Shit
Dan Shit
3 meses 17 dias atrás

O negócio é ser disciplinado e não agir como a maioria, só pensam no hoje ostentando futilidades, pois a cada dia que passa, esses nossos governantes corruptos estão ferrando mais com a vida dos brasileiros.

Temer Golpista e Entreguista Sócio Cunha
Temer Golpista e Entreguista Sócio Cunha
3 meses 17 dias atrás

“O governo federal tem ajudado, inconscientemente”. Não tem nada de inconsciente, é terrorismo puro! Joga-se a culpa no sujeito que não morreu e não se cobra dos grandes devedores. Se o estado não pode manter aposentado com mais de 80, 90 anos, não vão ser as privadas que conseguirão. Lembra da Capemi cara pálida?

Andres
Andres
3 meses 17 dias atrás

Isso é verdade, ate 2006 eu ganhava salario minimo, fui guardando, abri um negoocio proprio, e so depois de guardar 300 mil, comprei meu primeiro carro e imovel… hoje tenho patrimonio de mais de 3 milhoes( 1,5 milhao so em dinheiro)

wpDiscuz

Últimas dos blogs

Paula Weidlich

Mania Animal

Paula Weidlich

Dicas sobre o mundo PET e divulgação sobre feiras de adoção de cães e gatos

·

Encontro de Pastor Alemão e Parada Pet em Curitiba neste fim de semana. Programe-se!

Augusto Mafuz

Augusto Mafuz

Augusto Mafuz

Opiniões, crônicas e informações exclusivas sobre o mundo do futebol, em especial o Atlético Paranaense.

·

Brasil, de joelhos

Michelli Duje

Divã da Tribuna

Michelli Duje

Aqui vamos conversar sobre comportamento, relacionamentos e os conflitos que as pessoas encontram em sua vida.

·

Pessoa caseira ou insegura?

Últimas Notícias

Mais comentadas