enkontra.com
Fechar busca

BLOGS

Renato Follador

Previdência: um dia você vai precisar dela

Renato Follador

Tudo o que você precisa saber sobre aposentadoria, reforma da previdência social e previdência privada. Tire suas dúvidas sobre o INSS com Renato Follador!

Educação Financeira para crianças

  • Por Renato Follador

Trabalho há 30 anos com previdência e finanças. Quando comecei, o trabalhador que recolhia pelo teto do  INSS tinha a possibilidade de receber uma aposentadoria equivalente a 20 salários mínimos. Quase R$ 20 mil reais em dinheiro de hoje!

Do lado ruim, a convivência com uma inflação galopante, fazia com que as pessoas não tivessem condições de fazer qualquer planejamento financeiro para o futuro.

Isso resultou em toda uma geração que nunca se interessou em conhecer um pouco de finanças ou os princípios básicos de poupar e fazer previdência. Mas a realidade foi mudando. A situação econômica do país piorou. A população envelheceu e, hoje em dia, o INSS está quase quebrado.

Agora, todos estão percebendo que se querem ter um futuro financeiro minimamente digno têm que correr atrás. E, nesta corrida, estamos todos sozinhos. Não dá para contar com o Governo.

O que eu fico impressionado é que, com tudo isso, não há ninguém no Governo dedicado a instituir nas escolas um programa obrigatório de Educação Financeira e Previdenciária.

Por isso é que tenho trabalhado muito no sentido de preencher esse espaço. Vejam que interessante: Em uma parceria com a ABIS Agência Brasileira de Inovação e Sustentabilidade, instituição que promove um programa chamado “Endurance” para levar às crianças, temas relevantes e pouco explorados na agenda das escolas, realizamos no mês passado, um evento que reuniu cerca de 15 crianças nas dependências do Fundo Paraná de Previdência, onde trabalho. Utilizando ‘dinheiro de papel” e uma máquina do tempo”, as crianças receberam as primeiras lições de como consumir com sabedoria, poupar e investir para a aposentadoria.

Junto com minha equipe do Fundo Paraná, preparamos o conteúdo do evento  e, através de muita brincadeira, as crianças puderam escolher o que comprar em um mercadinho, investir suas economias e passar pela máquina do tempo, para então, já velhinhos, receberem suas aposentadorias, de acordo com o que pouparam.

Simples e divertido!

Porque Educação Financeira e Previdenciária é assunto sério e deve começar cedo. Por isso, a melhor forma é aprender brincando!

Siga a Tribuna do Paraná
e acompanhe mais novidades

Deixe um comentário

avatar

Seja o Primeiro a Comentar!


wpDiscuz

Últimas dos blogs

Diogo Souza

Direto do Octógono

Diogo Souza

Notícias sobre o mundo da luta. Tudo sobre artes marciais, MMA, UFC e outros campeonatos e eventos.

·

Vídeo mostra lutador acabando com sua luta de forma bizarra

Dartagnan

Triboladas

Dartagnan

O mundo do Darta e seus amigos. Piadas, abraços, memes e muito humor

·

Sumiço da carteira

Claudia Silvano

Tribuna do Consumidor

Claudia Silvano

Dicas e análises sobre direitos do consumidor

·

Bebida gelada é mais cara?

Últimas Notícias

Mais comentadas