Devo fazer Previdência Privada?

Felizmente, cresce o interesse do brasileiro por previdência privada. Mais idosos vão poder viver melhor no futuro.

A previdência privada dos bancos e seguradoras comprova isto!

Em 2016 foram captados R$ 114,72 bilhões, 19,93% a mais que em 2015! Já são 13 milhões de participantes.

Você está entre eles? Se está, parabéns!

Agora, digamos que você me peça para convencê-lo a fazer uma previdência privada.
É fácil. Vamos lá: primeiro, previdência privada é o melhor investimento possível. Segundo, é uma forma de pagar menos imposto ao Leão. Terceiro, ela te acostuma a poupar e, por último, te garante uma renda complementar ao INSS na aposentadoria.

Com relação ao investimento, como não há imposto sobre as aplicações da previdência privada, ela é muito melhor, por exemplo, que Fundos de Investimento. Nestes, a cada seis meses tem o come-cotas, que recolhe o IR sobre o rendimento do período, mesmo que você não resgate. Comparando com a poupança, então, nem se fala! Ela paga a TR mais 6% ao ano. Como a TR é muito baixa, no ano passado o rendimento da poupança foi de apenas 1,6% acima da inflação!

Nos planos de previdência, imposto, só na fase de recebimento da aposentadoria ou no resgate do dinheiro. E isto é lei!

Quanto a pagar menos imposto para o Leão, você pode abater as contribuições até o limite de 12% da renda total anual, na hora de declarar o imposto de renda, no modelo completo. É a opção entre dar o dinheiro para o governo ou aplicar numa conta pessoal.

Além disso, com a previdência privada adquirimos o hábito de poupar.

Por fim, o INSS já pagou 20 salários mínimos de aposentadoria; hoje paga no máximo 5,9 salários e, a partir de 2047, vai pagar só o equivalente a três salários!

Resumo: para quem ganha mais que três salários, ou previdência privada ou baixar o padrão de vida depois de se aposentar.

Voltar ao topo