Comprar, só depois de poupar!

Foto: Pixabay.

Poupar no dicionário vem depois de consumir, mas na vida deve vir impreterivelmente antes. O que consome demasiado hoje é o necessitado de amanhã. E como o mundo nos induz a consumir!

Os americanos são craques nisso. Estive lá agora e lembrei de muitas das técnicas que nasceram com eles. Há umas décadas, numa reunião de gerentes de uma fabricante de pasta de dentes, o diretor reclamava que as vendas não cresciam. Um participante levanta a mão e diz: eu tenho uma ideia.

+Leia mais! Por que devemos poupar dinheiro?

Antigamente, o buraquinho da pasta de dente era minúsculo e saia só um filete de pasta. Ele sugeriu dobrar o tamanho. Como as pessoas apertam do mesmo jeito, saia mais pasta e o produto acabava antes. Pronto, aumentaram as vendas em 40%.

Nessa mesma linha, a caixa do creme dental continua do mesmo tamanho, mas a pasta em si lá dentro diminui cada vez mais, não é? Outra técnica de vendas relacionada: vocês sabem por que nas farmácias o setor de medicamentos é lá no fundo? Pois é, antes tem um verdadeiro supermercado de cremes, shampoos, e
até havaianas.

O setor ganha tanto com essas mercadorias quanto com remédios. Por fim, existem especialistas contratados a peso de ouro para fazer uma vitrine e nos induzir a consumir o que não precisamos, com o dinheiro que não temos, até para impressionar quem não conhecemos. Por isso, quem almoça em shopping, cuidado com a caminhadinha após o almoço. Lembre sempre: comprar, só depois de poupar!

Voltar ao topo