Aprovada a Reforma

Plenário do Senado Federal aprovou a Reforma da Previdência. Foto: Alessandro Dantas

Finalmente foi aprovada a Reforma da Previdência. Diminuiu-se benefícios e aumentou-se o tempo de contribuição.

Muitos me perguntaram as principais mudanças. Vamos ao resumo:

Primeiro, por enquanto, só vale para trabalhadores do setor privado e servidores da União e a aposentadoria só por tempo de contribuição acabou.

Agora tem aposentadoria por idade e tempo de contribuição. Idade de 65 anos para homens e 62 para mulheres e tempo mínimo de contribuição de 15 anos para homens e mulheres que já recolhem para o INSS. Os homens que entrarem no mercado de trabalho a partir de agora, mínimo de 20 anos. Já, no caso dos servidores federais, tempo mínimo de 25 anos;

Regras de transição: para quem já trabalha, haverá 5 regras de transição. Cada caso é um caso. Infelizmente, os trabalhadores terão que consultar especialistas para saber a mais vantajosa.

Cálculo da aposentadoria: o valor será de 60% da média salarial mais 2% a cada ano trabalhado a mais, a partir de 15 anos para mulheres e 20 anos para homens.

Professores deverão ter 25 anos de contribuição e, ainda, 60 anos de idade eles e 57 elas.

Infelizmente, garanto que não será a última Reforma da Previdência no Brasil!

Em outros países desenvolvidos, a idade para se aposentar era 60 anos, depois passou para 65 anos, hoje está em 67 anos, e até 70 anos, como no Japão e México.

Perceberam: com o aumento da longevidade, daqui a 10 anos voltará a ladainha de que precisaremos mudar a previdência e aumentar as idades mínimas aprovadas, agora de 65 anos para os homens e 62 anos para mulheres. Afinal, com a tecnologia e a informação, a longevidade só aumentará e precisaremos trabalhar mais tempo para ter a mesma aposentadoria.

Conclusão: se fosse você, eu teria um projeto de vida pessoal para o longo prazo, independente do governo. Isso, no mundo inteiro, se chama previdência privada.

Quer um conselho, procure um Fundo de Pensão que administre um Plano de Previdência Cooperativo, que é mais rentável e mais seguro.