Tesouros populares: premiação inédita une Tribuna e Bom Gourmet

Imagem ilustrativa. Foto: Letícia Akemi / arquivo Gazeta do Povo.

Você tem aquele lugar preferido em Curitiba, bem popular, que conta para todo mundo? Uma relíquia com bom tempero, história, tradição reunidos num mesmo lugar. Pode ser um boteco, um restaurante, ou quem sabe até aquela lanchonete que você frequenta desde quando era criança e que ainda mantém aquele sabor único que faz a gente viajar no tempo.

Esses são os Tesouros Populares de Curitiba. Para criar um pequeno guia com lugares incríveis e com essa atmosfera, a Tribuna do Paraná e o Bom Gourmet se uniram para criar uma categoria inédita no Prêmio Bom Gourmet 2025. O Rango Barateza e o Caçador de Boteco, produtos da Tribuna, reuniram algumas das principais preciosidades da cultura gastronômica popular que já foram reportagem nos blogs.

Leia também: Árabe querido de Curitiba tem pizza própria e história viva

Então, todo o comitê de especialistas do Prêmio Bom Gourmet vai avaliar, conhecer mais a respeito de cada um deles e eleger em conjunto seis Tesouros Populares de Curitiba: lugares em que os curitibanos e turistas possam conhecer a cultura mais saborosa da capital, dos aromas e dos temperos, da cerveja gelada e do balcão amigo.

Quem elege os melhores?

O Prêmio Bom Gourmet, que em 2025 está na sua 16º edição, conta com uma equipe de especialistas da gastronomia com olhares e experiências diversas que votam e elegem em nove categorias especiais – entre elas a Tesouros populares. É um grupo atento ao que acontece no cenário curitibano, sempre com bom olhar clínico, com dedicação, estudo e muita pesquisa.

Comitê de Prêmio Bom Gourmet
Comitê de especialistas do Prêmio Bom Gourmet. Foto: Bom Gourmet / divulgação.

As outras categorias do Prêmio Bom Gourmet, que vai da coxinha ao pastel, da churrascaria à casa de massas, contam com a participação popular. São dois períodos distintos: das indicações de lugares por Curitiba e depois, entre os cinco mais indicados, a votação para eleger o melhor de cada categoria. Tanto o processo de indicação quanto de votação recebe apenas uma participação única por cadastro, que é feito com e-mail e CPF. Para garantir a seriedade e lisura do processo, todas as etapas do prêmio são acompanhadas pela Urso Consultoria.

O Rango Barateza já é veterano do Prêmio Bom Gourmet. Em 2024, estreou com a categoria Prato Feito by Rango Barateza. O público indicou e votou em lugares pela cidade com PFs de até R$ 30. Desta vez, a categoria Prato Feito continua, mas sem a restrição de valor – fazendo com que vários estabelecimentos possam conquistar também uma possível indicação e vencer depois na escolha e eleição do público.

Barateza e Boteco juntos

Esse ano a Tribuna do Paraná ganha um destaque maior com a participação dos dois jornalistas colunistas da área da comida popular no comitê. Eloá Cruz, do Rango Barateza, e Gustavo Marques, do Caçador de Boteco. Os dois blogs publicam semanalmente reportagens sobre lugares em Curitiba e contam boas histórias, falam dos sabores e da cultura curitibana por trás dos empreendimentos familiares.

“O que a gente procura passar nos blogs é que gastronomia é comida de verdade, tradição, cultura, e é algo muito popular e democrático”, explica Eloá. A jornalista detalha que nem todos os proprietários que protagonizam história contadas por ela no Rango Barateza têm alguma experiência anterior com gastronomia ou administração de um empreendimento, mas que conseguem cativar o público de forma sentimental. “A gente quer valorizar lugares com esse apelo”, definiu a jornalista durante a reunião do comitê.

“Os bares e botecos são os pontos mais democráticos do país”, acrescenta Gustavo. “São histórias de famílias, de comunidades, de bairros e de vida”, descreveu o jornalista para o comitê.

Prêmio Bom Gourmet: reconhecimento e referência

Apresentado pela Gold Food Service, o Prêmio Bom Gourmet esse ano tem como tema a Gastronomia Surreal – que vai além do real, que é inacreditável e fantástica. A etapa de indicação começou no dia 28 de maio e encerrou em 16 de junho. Já a fase de votação, que reúne os mais indicados em cada categoria, acontece entre 7 e 27 de julho. Os campeões serão conhecidos na cerimônia de premiação, na noite de 26 de agosto.

Esse ano, a festa acontece no Centro de Eventos Positivo, numa área de mais de 7 mil metros quadrados, e promete ser única.

Prêmio Bom Gourmet oferece ainda um guia, que este ano chega em formato mais dinâmico e fácil de ser consultado. Serão 10 mil exemplares, que passa a ser distribuído logo após a cerimônia de premiação, na noite de 26 de agosto. O guia estará disponível gratuitamente em locais estratégicos de Curitiba.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.