Imagina a seguinte história: uma capivara aventureira, chamada Jack, que atravessou oceanos e naufragou numa ilha deserta. Chegando lá, encontra um grande tesouro, um livro de receitas. Jack Capivara experimenta cada uma e vira um mestre da arte de cozinhar hambúrgueres e hot dogs.
A pequena sinopse dá o tom da dica do Rango Barateza dessa semana. Fui me aventurar em terras do Pinheirinho, em Curitiba, para provar as especialidades do Jack: um bom e robusto hambúrguer suculento, com carne ao ponto, maionese verde, queijo derretido e um pão brioche fabuloso passado na chapa com manteiga.
Quem curte um bom hambúrguer não pode sequer ter a ousadia de ignorar essa belíssima dica em Curitiba. Recebi a indicação de um leitor da Tribuna, que mandou a sugestão por e-mail, e fui conhecer o lanche e também um pouco mais a respeito da história do lugar.

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O Jack Capivara é uma hamburgueria nova, vai fazer um ano em setembro. Proposta que saiu das cacholas do casal Keroleyne Vitória de Lima, de 35 anos, e de Alvarides Garcia Romero, de 36 anos. “A ação é recente, a ideia é antiga. Eu era CLT por um bom tempo, sempre tive vontade de empreender. A ideia de montar a hamburgueria surgiu em 2015, 2016, mas foi só em fevereiro do ano passado que começamos a correr atrás”, revela o empresário Romero.
Depois de muito estudar, planejar, o Jack Capivara nasceu em setembro. Os pais de Romero foram empresários por um bom tempo. Por ter estado presente em todas as dificuldades da empresa dos pais, o receio e o medo bateram à porta. Economista por formação, Romero viu no empreendedorismo o medo da incerteza. “Eu via só o lado ruim de ser empresário. Eu fui estudando e aos poucos percebi que existia como ter sucesso, sem brigar e sem passar sufoco”, conta.

E a história da capivara? Bom, toda a parte lúdica surgiu com o tempo. Keroleyne e Romero queriam uma hamburgueria temática, que valorizasse a cidade. “É muito fácil ser o Mc Donald’s e o BK com a história que eles têm. Agora, uma hamburgueria nova, não é fácil. A gente trabalha para ter o melhor preço justo para o cliente. Usamos a capivara, que é símbolo de Curitiba para criar a nossa identidade. Fizemos um mural pintado a mão com o Jack em vários pontos turísticos, e as pessoas se identificam. E é essa a ideia, de reconhecer os lugares, as pessoas curtiram”, explica Romero.
Os tesouros de Jack
A parte mais gostosa de toda a história do Rango Barateza, claro, é provar cada lanche, prato, almoço, porção que entra para o cardápio da coluna. E com o Jack Capivara não foi diferente. Esperei ter bastante fome para aproveitar bem o momento: fica a dica.
Fui à paisana para a lanchonete, como sempre. Só que desta vez, não deu muito certo. A Keroleyne, que fica no caixa, logo me identificou e foi gentil ao me dar o lanche como cortesia da casa – por insistência dela. Tudo bem, fiz o meu pedido e aguardei alguns minutos até o lanche chegar na minha mesa. Escolhi o BarbeCapivara: um hambúrguer de 150 gramas ao ponto no pão brioche bem amarelinho tostadinho na chapa com manteiga, duas fatias de queijo cheddar derretido, cebola caramelizada, maionese verde da casa e molho barbecue defumado.
Sai por R$ 26 o lanche e, como a fome era forte, adicionei mais batata e refri por R$ 12. O sanduíche é, ao mesmo tempo que robusto, suculento no ponto certo, sem perder aquela casquinha crocante do pão tostadinho na chapa. Há complexidade nas texturas, mas tem um aviso: vem bastante cebola caramelizada. Tem uma textura bem cremosa, quase um purê. Por isso, quase não dá para sentir o barbecue defumado, mas é o estilo. Para quem se incomoda com a textura da cebola, é uma aposta. Agora, para quem gosta de sentir a cebola mais firme, pode ficar um pouco iludido.

A ousadia do sanduíche acebolado conquistou clientela. O BarbeCapivara é um dos sanduíches mais vendidos da casa e, ao mesmo tempo, foi a receita que mais sofreu alterações, dez ao todo. “Estamos sempre escutando os clientes, sabendo o que ele quer realmente. A gente sempre escuta e pensa na experiência do cliente. X-Salada tem sempre em qualquer lugar, queríamos criar uma coisa única”, diz Romero.
Maior, mas que sai muito bem, é o Capivara Raivosa (R$ 42), feito com pão brioche selado na manteiga, dois hambúrgueres de 150g, quatro fatias de cheddar derretido, generosas fatias de bacon, porção caprichada de catupiry e maionese da casa para finalizar.
Os clássicos Duplo Salad Bacon (R$ 41) e X-Salada (R$ 25) e o Melt com Bacon (R$ 30), que me parece bem provocativo: pão brioche, hambúrguer, queijo cheddar cremoso, fatias de bacon, maionese verde da casa e cebola caramelizada.
Plano A e Plano B
Romero sempre curtiu fazer churrasco. Quando podia, grelhava alguns hambúrgueres nos finais de semana. Por esse motivo, decidiu que poderia se dar bem abrindo uma hamburgueria. “Quando a gente faz para nós é uma coisa, agora quando tem um volume maior, é outra coisa totalmente diferente. Na primeira semana, passamos perrengue. Tivemos que mudar bastante o projeto, os produtos. No terceiro mês, mudamos o cardápio todo. Amador como empresário, e também no trabalho na cozinha. Só que estar dentro da cozinha é bem mais gostoso do que meu antigo trabalho, como CLT”, confidencia Romero.


O atual empresário trabalhava anteriormente com vendas. E às vezes, quando não gostava de um produto ou outro que oferecia aos clientes, não se sentia motivado. “Agora eu trabalho mais leve porque eu acredito no produto. Somos poucas hamburguerias na cidade que também vende hot dog, que são duas coisas que eu gosto muito”, garante.
Para Keroleyne, a proposta do Jack Capivara sempre foi de oferecer o melhor. “A gente sempre foi muito exigente com comida. Sempre queremos o melhor, e o melhor para todos os públicos. Eu quero que pessoas também com menos condições possam vir aqui. Temos lanches com valor atrativo, gostamos de combinações. Estamos sempre experimentando, provando, testando. É um pilar nosso, de experiência e inovação. A cada dois meses estamos sempre pensando em coisas novas”.
Keroleyne conta que a hamburgueria foi uma aposta que precisava dar certo, o plano A que também era plano B. “O começo da gente foi bem difícil. Todo mundo falava, ‘tomara que dê certo’. A gente investiu tudo aqui. Fez o que dava, porque tudo é caro. A cozinha era super simples e tinha dias que vendíamos R$ 20. Então eu fui lá e fiz vídeo no TikTok, mostrei as cadeiras vazias em pleno sábado. Depois disso, a gente cresceu. A gente sabia que o produto era bom, mas precisava alcançar as pessoas”, revela.
Campanha de Dia das Crianças
Como uma forma de agradecimento, o Jack Capivara quer entregar kits com hambúrger, batata e refri para crianças de orfanatos de Curitiba. A proposta é distribuir cerca de 200 kits no Dia das Crianças e garantir uma festa saborosa e uma experiência única – assim como a oferecida dentro da lanchonete do Jack.
“A gente quer achar alguém que seja responsável por um orfanato, para que a gente possa levar os lanches, de uma forma que nenhuma criança fique sem, que todas possam comer. É um investimento pesado, mas eu quero retribuir. Para poder fechar melhor esse combo, estou pedido doação de brinquedos. A gente tá pedindo ajuda da população, para a doação dos brinquedos, e também de alguém que possa nos ajudar com a entrega, fazer essa logística para nós”, revela Romero.
Para o casal, toda a indicação de orfanato e ajuda com doações de brinquedos é bem-vinda. Quer ajudar? Então entra em contato com o Jack Capivara pelo Insta @jack_capivara_burguer.
**Os valores do cardápio divulgados no post são de agosto de 2025 e podem sofrer alterações.

Ficou com vontade de um Jack Capivara?
A hamburgueria fica na Rua Alberto Kosop, 212, no bairro Pinheirinho, em Curitiba. Funciona de terça a domingo, das 18 às 23h30. Fecha às segundas. Faz entregas via iFood e também pelo app próprio Yoga.
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