Agridoce em alta: dicas saborosas em Curitiba para quem ama contrastes

Foto: Eloá Cruz.

O que te surpreende quando você prova algo novo? É o tempero que você mais gosta colocado de uma forma incrivelmente boa? Ou é uma experiência totalmente diferente, de coisas que você talvez não conhecia e que você percebeu que funcionam muito bem?

Para ser sincera, eu não sei o que vem primeiro na surpresa de sabores, que me fazem gostar de algo novo. Se é algo clássico e muito bom, ou algo novo e incrivelmente delicioso. Durante esses três anos e alguma coisa de Rango Barateza, alguns pratos – desde os clássicos aos mais inusitados – chamaram a atenção de alguma forma pela provocação que ele faz ao paladar. De maneira especial, os pratos agridoce tem um público cativo. É praticamente uma brincadeira que se faz com as papilas para entender o que de fato se sobressai: o doce, o salgado, picante?

Leia também: Comida de dorama no Centro de Curitiba: de Topokki a corn dog

Fiz uma seleção de lanches, salgados e até pizza agridoce, que de alguma forma o sabor deles me surpreendeu – de maneira positiva, é claro. E se você curte doce com salgado, pode escolher alguns da lista e provar, como eu provei. Vamos lá!

Pizza cubana: pepperoni com abacaxi e uva passa

Foto: Eloá Cruz.

Na Pizzaria Elpis, o sabor mais pedido da casa com certeza tem sabor de terra natal. A mais especial é a autêntica Elpis, que combina bacon, pepperoni, abacaxi, uva passa, azeitona, muçarela, molho de tomate e orégano. Parece muito inusitado, mas fica muito saboroso.

“Em Cuba, pizza salgada com abacaxi é uma mistura muito comum. O salgado do bacon, do pepperoni, com o doce do abacaxi é o que faz o umami”, conta a empresária. Há aproximadamente três anos no Brasil, Karla tem aprendido muito sobre a cultura brasileira por aqui. Diferente de Cuba, por exemplo, os brasileiros são criativos e gostam bastante de pizza doce. “Lá em Cuba ninguém iria sequer experimentar uma pizza doce, as pessoas teriam preconceito de comer”, revela.

A Pizzaria Elpis fica na Rua 24 de Maio, 971 – loja B, Centro. Funciona todos os dias, de domingo a domingo, das 18 às 00h30. Faz delivery pelo iFood, Rappi e também pelo WhatsApp (41) 99641-2945.

O Generoso com geleia

Foto: Eloá Cruz.

O abacaxi tem sido a fruta da vez quando se trata de sabor agridoce. Se em Cuba a fruta cai bem na pizza, na lanchonete O Generoso, o abacaxi vira geleia apimentada e acompanhamento coringa para quase boa parte do cardápio. Combina com o lanche de carne de porco desfiada? Sim. Com uma pururuca bem sequinha e crocante? Super!

O famoso sanduíche O Generoso – carro-chefe da casa – tem sabor marcante e conquista demais, principalmente pelo toque agridoce. O cheirinho de molho barbecue na carne de porco desfiada e suculenta, com o sabor único que se completa com o crocante da saladinha fresca de repolho roxo e o toque do agridoce que vem de uma geleia de abacaxi com pimenta. Tudo isso num pão francês bolinha fresquinho e bem quentinho, vindo caprichado na mesa.

O Generoso fica na Rua Bocaiúva, 49 – Santa Quitéria. Abre no almoço de terça a sábado, das 11 às 14h30. À noite, funciona de segunda a sexta, das 18 às 22 horas. Aos sábados, a casa não fecha. Funciona das 11 às 22 horas. Fechado aos domingos.

O coreano Corn Dog

Imagem mostra o famoso Corn Dog: o inusitado cachorro-quente coreano servido no palito.
Corn Dog: o inusitado cachorro-quente coreano servido no palito. Foto: Eloá Cruz.

Parece que faz pouco tempo que falei dele por aqui, mas a verdade é que o cachorro-quente coreano me surpreendeu demais. A massinha frita com açúcar e recheio de vina com queijo derretido foi uma das coisas mais saborosas que eu provei. Se você ama agridoce, o corn dog tem que estar na sua lista.

No Shinobis, na Rua Dr. Faivre, o Corn Dog é apenas uma das coisas diferentonas que você encontra por lá. Fica difícil saber se você está num restaurante, ou um bar, ou lanchonete, ou uma casa de jogos e entretenimento. É porque dá para comer, jogar alguma coisa no videogame, tem também fliperamas, jogos de tabuleiro, e até karaokê aos finais de semana – de sexta até domingo.

O Shinobis fica na Rua Dr. Faivre, 507 – Centro. Abre de terça a quinta, das 11 às 15 horas, e das 17 às 23 horas. Sextas e sábados, das 17 às 23 horas. Domingo, das 13 às 21 horas. Fechado às segundas. Realiza entregas pelo iFood.

Cebola caramelizada do Jack

Foto: Eloá Cruz.

Outro grande clássico agridoce, que fica na lista dos tradicionais bem feitos, é a cebola agridoce. É aquela que você apura na panela e deixa, devagar, devagarinho, o doce da cebola vai caramelizando, evidenciando a sua doçura e ao mesmo tempo aquele toque defumadinho.

No Jack Capivara, que fica no Pinheirinho, o sanduíche é, ao mesmo tempo que robusto, suculento no ponto certo, sem perder aquela casquinha crocante do pão tostadinho na chapa. Há complexidade nas texturas, mas tem um aviso: vem bastante cebola caramelizada. Tem uma textura bem cremosa, quase um purê. Por isso, quase não dá para sentir o barbecue defumado, mas é o estilo. Para quem se incomoda com a textura da cebola, é uma aposta. Agora, para quem gosta de sentir a cebola mais firme, pode ficar um pouco iludido.

A hamburgueria fica na Rua Alberto Kosop, 212, no bairro Pinheirinho, em Curitiba. Funciona de terça a domingo, das 18 às 23h30. Fecha às segundas. Faz entregas via iFood.

CONFIRA O MENU COMPLETO DO RANGO BARATEZA:

Sanduíches;
Sopas;
Pizzas;
Massas;
Doces e sobremesas;
Salgados;
Pratos feitos;
Carnes;
Petiscos;
Buffet.

Tem dicas de Rango Barateza? Manda aí!

Quer sugerir lugares com Rango Barateza para o blog? Então escreve para eloas@tribunadoparana.com.br. Aceitamos dicas por Curitiba, manda aí!

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.