O que te surpreende quando você prova algo novo? É o tempero que você mais gosta colocado de uma forma incrivelmente boa? Ou é uma experiência totalmente diferente, de coisas que você talvez não conhecia e que você percebeu que funcionam muito bem?
Para ser sincera, eu não sei o que vem primeiro na surpresa de sabores, que me fazem gostar de algo novo. Se é algo clássico e muito bom, ou algo novo e incrivelmente delicioso. Durante esses três anos e alguma coisa de Rango Barateza, alguns pratos – desde os clássicos aos mais inusitados – chamaram a atenção de alguma forma pela provocação que ele faz ao paladar. De maneira especial, os pratos agridoce tem um público cativo. É praticamente uma brincadeira que se faz com as papilas para entender o que de fato se sobressai: o doce, o salgado, picante?
Leia também: Comida de dorama no Centro de Curitiba: de Topokki a corn dog
Fiz uma seleção de lanches, salgados e até pizza agridoce, que de alguma forma o sabor deles me surpreendeu – de maneira positiva, é claro. E se você curte doce com salgado, pode escolher alguns da lista e provar, como eu provei. Vamos lá!
Pizza cubana: pepperoni com abacaxi e uva passa

Na Pizzaria Elpis, o sabor mais pedido da casa com certeza tem sabor de terra natal. A mais especial é a autêntica Elpis, que combina bacon, pepperoni, abacaxi, uva passa, azeitona, muçarela, molho de tomate e orégano. Parece muito inusitado, mas fica muito saboroso.
“Em Cuba, pizza salgada com abacaxi é uma mistura muito comum. O salgado do bacon, do pepperoni, com o doce do abacaxi é o que faz o umami”, conta a empresária. Há aproximadamente três anos no Brasil, Karla tem aprendido muito sobre a cultura brasileira por aqui. Diferente de Cuba, por exemplo, os brasileiros são criativos e gostam bastante de pizza doce. “Lá em Cuba ninguém iria sequer experimentar uma pizza doce, as pessoas teriam preconceito de comer”, revela.
A Pizzaria Elpis fica na Rua 24 de Maio, 971 – loja B, Centro. Funciona todos os dias, de domingo a domingo, das 18 às 00h30. Faz delivery pelo iFood, Rappi e também pelo WhatsApp (41) 99641-2945.
O Generoso com geleia

O abacaxi tem sido a fruta da vez quando se trata de sabor agridoce. Se em Cuba a fruta cai bem na pizza, na lanchonete O Generoso, o abacaxi vira geleia apimentada e acompanhamento coringa para quase boa parte do cardápio. Combina com o lanche de carne de porco desfiada? Sim. Com uma pururuca bem sequinha e crocante? Super!
O famoso sanduíche O Generoso – carro-chefe da casa – tem sabor marcante e conquista demais, principalmente pelo toque agridoce. O cheirinho de molho barbecue na carne de porco desfiada e suculenta, com o sabor único que se completa com o crocante da saladinha fresca de repolho roxo e o toque do agridoce que vem de uma geleia de abacaxi com pimenta. Tudo isso num pão francês bolinha fresquinho e bem quentinho, vindo caprichado na mesa.
O Generoso fica na Rua Bocaiúva, 49 – Santa Quitéria. Abre no almoço de terça a sábado, das 11 às 14h30. À noite, funciona de segunda a sexta, das 18 às 22 horas. Aos sábados, a casa não fecha. Funciona das 11 às 22 horas. Fechado aos domingos.
O coreano Corn Dog

Parece que faz pouco tempo que falei dele por aqui, mas a verdade é que o cachorro-quente coreano me surpreendeu demais. A massinha frita com açúcar e recheio de vina com queijo derretido foi uma das coisas mais saborosas que eu provei. Se você ama agridoce, o corn dog tem que estar na sua lista.
No Shinobis, na Rua Dr. Faivre, o Corn Dog é apenas uma das coisas diferentonas que você encontra por lá. Fica difícil saber se você está num restaurante, ou um bar, ou lanchonete, ou uma casa de jogos e entretenimento. É porque dá para comer, jogar alguma coisa no videogame, tem também fliperamas, jogos de tabuleiro, e até karaokê aos finais de semana – de sexta até domingo.
O Shinobis fica na Rua Dr. Faivre, 507 – Centro. Abre de terça a quinta, das 11 às 15 horas, e das 17 às 23 horas. Sextas e sábados, das 17 às 23 horas. Domingo, das 13 às 21 horas. Fechado às segundas. Realiza entregas pelo iFood.
Cebola caramelizada do Jack

Outro grande clássico agridoce, que fica na lista dos tradicionais bem feitos, é a cebola agridoce. É aquela que você apura na panela e deixa, devagar, devagarinho, o doce da cebola vai caramelizando, evidenciando a sua doçura e ao mesmo tempo aquele toque defumadinho.
No Jack Capivara, que fica no Pinheirinho, o sanduíche é, ao mesmo tempo que robusto, suculento no ponto certo, sem perder aquela casquinha crocante do pão tostadinho na chapa. Há complexidade nas texturas, mas tem um aviso: vem bastante cebola caramelizada. Tem uma textura bem cremosa, quase um purê. Por isso, quase não dá para sentir o barbecue defumado, mas é o estilo. Para quem se incomoda com a textura da cebola, é uma aposta. Agora, para quem gosta de sentir a cebola mais firme, pode ficar um pouco iludido.
A hamburgueria fica na Rua Alberto Kosop, 212, no bairro Pinheirinho, em Curitiba. Funciona de terça a domingo, das 18 às 23h30. Fecha às segundas. Faz entregas via iFood.
CONFIRA O MENU COMPLETO DO RANGO BARATEZA:
Sanduíches;
Sopas;
Pizzas;
Massas;
Doces e sobremesas;
Salgados;
Pratos feitos;
Carnes;
Petiscos;
Buffet.
Tem dicas de Rango Barateza? Manda aí!
Quer sugerir lugares com Rango Barateza para o blog? Então escreve para eloas@tribunadoparana.com.br. Aceitamos dicas por Curitiba, manda aí!
