Não caia nessa!

Fuja dos falsos descontos da Black Friday com as orientações do Procon-PR

Foto: Pixabay

Com a chegada da Black Friday esse ano, o Procon-PR orienta que os consumidores pesquisem os preços e promoções antes de realizar qualquer tipo de compra. E ano, por causa da pandemia, a expectativa é de que as compras pela internet ganhe mais força. Por isso, a recomendação do órgão é verificar desde agora qual é o preço que está sendo praticado no mercado.

Uma das sugestões da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) é fazer um print da tela com o preço ofertado pelo estabelecimento, para acompanhar a evolução do preço para um eventual questionamento. De acordo com a chefe do Procon-PR, Claudia Silvano, a maquiagem de preços costuma ser muito comum. As empresas aumentam previamente o valor dos produtos para oferecer descontos no período da promoção.

VIU ESSA? – Justiça manda baixar pedágio Curitiba/Litoral, um dos mais caros do PR

Acompanhar os preços, segundo ela, vai evitar que as pessoas façam um mau negócio ou sejam enganadas ou lesadas por descontos que não existem na prática. Caso a compra seja feita pela internet, o Procon-PR orienta o consumidor a utilizar os buscadores de preços e também a pesquisar o produto em diferentes sites e lojas físicas.

Dicas para compras seguras

Quem compra pela internet também deve estar atento aos perigos desse tipo de compra. O primeiro cuidado é evitar entrar em sites com links que foram recebidos por redes sociais, e-mails ou whatsapp. A oferta de um produto deve ser verificada diretamente no site da loja pela internet, evitando assim clicar diretamente no link recebido.

LEIA TAMBÉM – Inflação dos alimentos e queda do auxilio emergencial barram retomada do comércio

Outra dica importante é observar se nos site constam todos os dados do fornecedor e desconfiar se apenas for informado um telefone celular para contato. O fornecedor deve ter CNPJ, que pode ser verificado no site da Receita Federal. Sites fraudulentos não oferecem compra por cartões de créditos, geralmente as compras são direto no débito, boleto e transferências bancárias.