Tribuna do Paraná com Guilherme Grandi/Bom Gourmet
A rede curitibana de supermercados, inaugurou na última quarta-feira (16), um novo conceito de loja, o Condor Express, localizado no Auto Posto Condor da Rua General Mario Tourinho, 2066, Campina do Siqueira, em Curitiba. O empreendimento recebeu um investimento de R$ 1,5 milhão e une a praticidade das lojas de conveniência, a funcionalidade de um supermercado compacto e os diferenciais de uma loja gourmet. O funcionamento é de segunda-feira a sábado, das 6h30 às 22h, e aos domingos, das 8h às 20h.
Diferencial
Entre os diferenciais do novo empreendimento, está o espaço gastronômico, que oferece um cardápio que resgata as receitas da culinária de boteco de Curitiba, como o tradicional pão com bolinho, além de dadinhos de tapioca e uma linha gourmet de sanduíches, com ingredientes como presunto royale. Além de diferentes opções de pratos e lanches, o local também vai contar com um café colonial durante o período da manhã e da tarde.
+ Leia mais: Veja como fazer amigo secreto online sugestões de presentes de até cinquentão
Para levar ainda mais facilidade aos clientes, o espaço conta com um estacionamento para 500 vagas rotativas por dia. A empresa segue todos os cuidados para preservar a saúde e minimizar a propagação da COVID-19.
De acordo com Maurício Bendixen, diretor de operações da rede Condor, explica que esse modelo express foi pensado para ser uma loja de passagem, em que o cliente chega para abastecer o carro, faz as compras do dia a dia, aproveita para tomar um café da manhã ou jantar, e vai embora em até meia hora.
Investimento
A loja recebeu um investimento de R$ 1,5 milhão e será usada como um modelo piloto para novas aberturas. Ao todo, a rede Condor é dona de 21 postos de combustíveis no Paraná, sendo que uma parcela considerável tem potencial de receber este tipo de operação que se mostra mais promissor do que um strip mall (pequenos shoppings a céu aberto com diversos tipos de comércio).
A nova loja Condor Express tem 350 m² de área útil com quase tudo o que há em um mercado normal, mas voltado ao consumo do dia a dia com produtos de higiene pessoal, alimentos empacotados, açougue, padaria, hortifrúti, perecíveis, adega e bebidas geladas. Ao todo são dois mil itens de consumo.
+ Leia também: Feirinhas de Natal vão até o dia 23 e também abrem neste domingo
“Apesar de ser muito próximo da outra loja que temos na região, a 400 metros de distância, este novo Condor tem um conceito muito diferente, complementar. É um ‘combo’ de facilidades que os moradores e quem trabalha aqui por perto indicou que precisava para as compras mais rápidas do dia a dia e de serviços. Ele tem também um horário diferenciado de atendimento, abre as 6h30 para servir o café da manhã, mais cedo que os supermercados tradicionais, e fecha às 22h, depois do jantar”, completa Bendixen.
Espaço gastronômico
Estes serviços de alimentação são oferecidos em um espaço gastronômico com petiscos como pão com bolinho, sanduíches gourmet, lanches e pratos – com um café colonial no café da manhã e no final da tarde até o jantar. A loja tem, ainda, vagas rotativas de estacionamento junto do posto de combustíveis.
A abertura da loja express faz parte de um movimento iniciado há exatamente um ano pela rede com a inauguração de uma unidade “premium”. Também seguindo uma tendência na época, de criar uma espécie de “experiência de compra”, a marca abriu o Condor Gourmet, que hoje tem duas lojas em Curitiba e Ponta Grossa.
Diferentes das outras unidades da rede, com cinco mil metros quadrados e milhares de itens, as lojas premium têm um mix diferenciado de produtos nacionais e importados, como adegas mais completas com sommelier de plantão, panificadora com massas de fermentação natural em diferentes variedades de pães, e a inexistência da área de bazar.
Em entrevista ao Bom Gourmet Negócios na época, o presidente da rede, Pedro Joanir Zonta, afirmou que já acompanhava essa tendência de lojas diferenciadas em São Paulo e Minas Gerais. De lá para cá, o modelo premium do Condor ainda está em fase de adaptação com correções pontuais. No entanto, há a expectativa de novas aberturas.
“É um segmento complementar em que temos clientes que compram nos três modelos, como as compras do mês no hipermercado, os produtos diferenciados de fim de semana no premium e os do dia a dia no super”, conta Maurício Bendixen.
A rede vai encerrar o ano com 55 lojas abertas em 20 cidades do Paraná e Santa Catarina. A expectativa é fechar 2020 com um faturamento acima da inflação na comparação com o ano passado, mas ainda não pode revelar números. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a inflação acumulada nos últimos 12 meses está em 4,31%.
