Sorrindo pro passado e saltando para o presente: como lidar com a bagagem emocional

Foto: Freepik

Olá queridos leitores!

Hoje quero falar sobre algo que todos nós enfrentamos em algum momento de
nossas vidas: a bagagem do passado. Todos nós temos experiências dolorosas, traumas, arrependimentos e mágoas que podem nos impedir de viver plenamente o presente. No entanto, é importante lembrar que essas experiências não definem quem somos ou quem seremos no futuro.

+ Leia mais: Como lidar com a pressão e o estresse no trabalho de maneira saudável

A frase “sorria para o passado, salte para o presente” nos lembra da importância de honrar nossas histórias e aprender com elas, mas também de nos permitir viver plenamente o momento presente. Não devemos deixar que as experiências passadas nos impeçam de ser felizes e fazer os outros felizes.

+ Viu essa: Dicas práticas para promover a resiliência e a autoestima no dia a dia

É fácil ficar preso em pensamentos negativos ou se preocupar com o futuro, mas isso nos impede de apreciar as coisas boas que estão acontecendo agora. Quando nos permitimos saltar para o presente, podemos experimentar o momento presente com todos os nossos sentidos e sem distrações.

+ Veja também: Por que as pessoas procrastinam?

Mas como fazer isso? Como sorrir para o passado enquanto saltamos para o presente? É um processo que exige tempo e esforço, mas algumas dicas podem ajudar:

  1. Aceite suas histórias: todas as suas experiências, tanto boas quanto ruins, fazem parte de quem você é hoje. Aceite suas histórias e aprenda com elas.
  2. Busque apoio terapêutico: se você está lutando para lidar com as experiências do passado, buscar apoio terapêutico pode ser útil. Um terapeuta pode ajudá-lo a processar suas emoções e encontrar uma perspectiva mais positiva.
  3. Foque no momento presente: em vez de se preocupar com o futuro ou se lamentar pelo passado, concentre-se no momento presente. Aprecie as coisas boas que estão acontecendo agora e tome medidas para criar a vida que você deseja.

Lembre-se sempre de que o passado não define quem você é hoje e nem quem será no futuro. Aprenda com suas experiências, sorria para o passado e salte para o presente. Viva plenamente o momento presente e encontre a felicidade em sua vida.


>>> Você pode ler mais conteúdos como esse, além de imagens e outros tipos de postagem, no meu perfil no InstagramSiga a Psicóloga Paula Maia

Voltar ao topo