A cobradora de estação tubo Durvalina Macaxeira é matadora. Passou homem bonito pela catraca ela manda convite, que convidar não é crime, nem ofensa: “Eta, homem lindo! Não quer fazer pit stop na minha casa, bonitão?”. Claro que para mandar uma bucha desta tem que ter alguns requisitos mais ou menos básicos: não pode ter muito movimento, porque todo mundo fica nervoso e ela corre o risco de levar invertida.

continua após a publicidade

Além disso, o bonitão em questão não pode estar acompanhado, porque senão dá uma confusão danada. Outra: ele tem que ter cara de gente boa, que vai levar a coisa na brincadeira. E, finalmente, é sempre bom ter mais mulheres na estação tubo para reforçar a ideia que se trata de brincadeira e não de coisa séria. Mas, claro, se o cara vacilar vai acordar no dia seguinte na cama da Macaxeira.

Quando me disseram que Macaxeira dava em cima dos bonitões que passavam por ali eu não duvidei. Ela é uma paraibana barra pesada: fala o que vem pela cabeça e até o que passa longe. Gente assim é capaz de tudo. No sábado, passei por lá e aconteceu o seguinte: um garoto de dezesseis anos, o Gastão Lindenberg, arrumou uma namoradinha de dezoito, a Vanessa Müller, que é baixinha, invocadinha e jeitosinha.

Gastão está na fase em que os hormônios explodem mais que milho de pipoca na panela. Antes de entrar no tubo, já agarrava Vanessa com fé e vontade. Mais vontade do que fé. Detalhe: Gastão tem cara de bom menino, é loiro, tem cabelos encaracolados e olhos azuis que parecem piscina de mansão de Hollywood. Vanessa morre de ciúmes dele.

Quando passou pela catraca, Macaxeira rapidamente engatou conversa de que havia movimento na loja do shopping porque uma “broguera”, “uma tal de Natália Cardoso” estava por lá. Ela disse que as sobrinhas queriam ir, mas ela refugou. E falou alto: “Eu não vou ver mulher. Meu negócio é cabra macho. Fêmea não é comigo não”. Quem estava no tubo riu. Ela emendou: “Se fosse homem bonito eu ia pra abraçar, apertar os músculos e dar beliscão na bunda. Homem bonito me deixa doidinha”. A dona é fogo na roupa.

Macaxeira não parava de falar que gostava de macho e que não ia ver mulher. Até que deu jeito de sobrar para o Gastão: “Se, pelo menos, fosse um macho que nem esse menino! Eu ia e caia pelada dentro destas duas piscinas que são seus olhos, só pra me afogar”. Todo mundo riu, até Gastão. Mas Vanessa só não engrossou porque foi a única que não gostou. Fez cara de fera. E não duvidei mais do que a Macaxeira é capaz.

continua após a publicidade