Vacina contra a gripe já!

O inverno nem bem começou e as notícias não são boas. Ainda é outono e já temos quatro mortos por gripe em Curitiba. A informação foi divulgada na última sexta-feira pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Mesmo assim, a vacina antigripal segue encalhada nos postos de saúde, o que é um absurdo.

A meta imposta pelo Ministério da Saúde é que 90% do público alvo seja vacinado. Falamos aqui dos seguintes grupos: crianças entre 6 meses de idade até 4 anos, 11 meses e 29 dias; idosos acima com 60 anos ou mais; pessoas com doenças crônicas como diabetes, hipertensão, câncer, asma, bronquite e doenças degenerativas do sistema nervoso central; gestantes, independente do mês gestacional; mulheres em pós-parto, até 45 dias após o nascimento do bebê; profissionais de saúde da rede pública ou privada; professores de escolas públicas ou privadas; população indígena; população carcerária e funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens entre 12 e 21 anos sob medidas socioeducativas.

Noventa por cento dessa turma já deveria ter sido imunizada até 1º de junho. A data foi prorrogada até sexta-feira (15), por causa da greve dos caminhoneiros. Mas apenas 79% das 515 mil pessoas que integram o público-alvo compareceram. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Entre crianças menores de 5 anos, só 52,8% deram as caras até agora. Que tipo de risco pretendem correr os pais desses meninos e meninas?

Num país onde a qualidade do serviço público é lastimável, onde a maioria das obrigações de governos e ocupantes de cargos públicos não são cumpridas a contento, estamos falando de uma medida gratuita, com poder de evitar possíveis sofrimentos futuros.

Escolha

O que é melhor? Ir ao posto de saúde agora tomar a vacina ou passar horas e horas depois num pronto-socorro lotado, sem remédios, com poucos médicos e estrutura deficitária? Tomar uma picadinha já ou correr o risco de entrar na primeira lista que citamos acima, a de mortos?

A nova data pra atingimento da meta é 22 de junho. Um dia antes começa o inverno. Esta é, portanto, a semana decisiva. Se você integra um dos grupos prioritários, ou tem como alvo algum parente ou conhecido, não seja negligente