Tive a oportunidade e o privilégio de passar o último réveillon em um dos mais belos visuais do mundo: no alto do Corcovado da encantadora Rio de Janeiro. Foi uma oportunidade singular, que me fez refletir sobre o que o turismo representa e pode representar para o nosso País, particularmente no que se refere à atração de turistas estrangeiros. Pelos números, acredito que 2005 será o grande ano do turismo brasileiro.
Reflexo da aplicação do Plano Nacional do Turismo, espera-se que fechemos este verão com um contingente de 14,5 milhões de pessoas viajando pelo Brasil, e gerando uma receita de US$ 2,78 bilhões. Somente os estrangeiros gastam 269 milhões de dólares no Brasil!
De acordo com os levantamentos da Organização Mundial do Turismo, o segmento aqui cresceu 15%, enquanto que a economia nacional ficou em torno de 5%. E o que falar, então, do aumento no número de estabelecimentos turísticos no País? E o nível da geração de renda e da empregabilidade no setor, fatores tão importantes para a promoção da dignidade social?
Segundo o Ministério do Trabalho, em 1994 tínhamos mais de 83 mil estabelecimentos atuando no segmento, e em apenas sete anos esse número pulou para mais de 159 mil.
Mas o melhor de tudo é a expectativa de criação de mais 1,2 milhão de empregos. Atualmente o turismo gera 1,8 milhão de empregos diretos.
O momento favorável do turismo nacional se deve à união do trade turístico, instituições, organizações diversas, do Ministério do Turismo e do ministro Walfrido Mares Guia, e passa pelos projetos bem-sucedidos da Embratur.
O próprio ministério serve de termômetro para medirmos a quantas anda o turismo nacional. No exercício de 2003, a pasta teve uma dotação superior a 377 milhões de reais. Em 2004 pulou para quase 532 milhões e, para este ano, a previsão é bater na casa do 1 bilhão de reais!
E o parlamento brasileiro tem feito a sua parte. Além de criar uma comissão permanente específica para o turismo na Câmara dos Deputados, e de manter uma subcomissão, com a mesma finalidade, no Senado Federal, mais de 150 parlamentares reuniram-se em torno de uma frente para dar um aval ainda maior às políticas do setor.
No ano passado, os deputados discutiram um importante anteprojeto do Executivo, a chamada ?Lei Geral do Turismo?. A matéria, já na forma de projeto, deve chegar no Congresso Nacional ainda neste primeiro semestre, mas devido à sua importância, as discussões em torno do assunto foram antecipadas, inclusive com a participação de representantes de entidades ligadas ao setor, como a Confederação Nacional do Comércio. A matéria, enfim, vai chegar à Casa com mais propriedades.
Creio, pois, num 2005 de grandes desempenhos no turismo brasileiro. Será um marco para o setor, fruto da união de esforços e da dedicação de pessoas que enxergaram a importância deste segmento de tamanha envergadura econômica e social.
Alex Canziani Silveira, deputado federal pelo PTB-PR, membro da Comissão de Turismo da Câmara Federal, é presidente da Frente Parlamentar para o Desenvolvimento do Turismo.