A verdade vem, necessariamente, acompanhada do bem comum. Em busca da verdade, deve-se colocar os conhecimentos e recursos a serviço das pessoas. Educação integral pressupõe preparar a cabeça do aprendiz para bem pensar, descobrir a verdade, abraçar a paz, dar habilidade às mãos para praticar a solidariedade. Ao mesmo tempo, é fundamental formar o coração e fortalecer a alma com sentimentos nobres, convicções sólidas e valores perenes. Nesse particular, o meio ambiente é um capítulo importante que não pode faltar na formação das crianças e jovens. A capacitação técnica deve ser complementada por profundo senso de respeito e espírito de cordialidade.
Quem trabalha a serviço do bem público precisa, também, cuidar das condições do planeta, por ser a casa onde moramos. Os grandes desafios que os países, governos e sociedade enfrentam é o de promover o desenvolvimento social e econômico de forma integrada, sempre com respeito à natureza, nossa mãe e perpétua protetora. A coexistência do desenvolvimento e a preservação do patrimônio natural não são, e não podem ser, incompatíveis. A função da família, da escola e dos cidadãos inteligentes é, precisamente, a de descobrir fórmulas viáveis e de fazer propostas concretas para tornar este objetivo uma realidade para o bem universal.
Percebe-se que a preservação do meio ambiente, em geral, e da vida, em particular, reveste-se de especial significado para todos os povos. O progresso tecnológico e o domínio do ser humano sobre a natureza trazem muitos benefícios. Contudo, é visível a crescente consciência e o receio que temos, cada vez mais fundado, infelizmente, quanto aos efeitos, às vezes desastrosos, dos avanços tecnológicos, quando a preocupação com o verdadeiro bem das pessoas não está presente. Existe, portanto, a necessidade clara de empreender iniciativas para proteger, preservar, defender e, em alguns casos, restaurar o meio ambiente, a fauna, a flora, os solos, as águas e o ar.
As causas que tratam da promoção do bem comum exigem somatória de esforços das pessoas e das instituições, sejam elas públicas ou privadas. O trabalho em conjunto é sempre mais eficiente e mais eficaz. Por exemplo, é atitude inteligente e louvável a iniciativa do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis – Ibama-PR, prefeituras e Universidade Católica de formarem parcerias para a instalação do Centro de Triagem de Animais Silvestres – Cetas, com sedes em Tijucas do Sul e Toledo, em prol da preservação e da educação ambiental.
As organizações sentem-se fortalecidas em participar de projetos desta grandeza, com a garantia de contarem com a colaboração e conhecimentos de professores e com o entusiasmo de estudantes. Como instituição educacional e científica, nossa universidade assume publicamente o compromisso de educar e envolver a juventude para a preservação e o respeito à natureza. A formação de profissionais comprometidos com a vida e com a sociedade é um dos elementos-chave da missão das instituições educacionais católicas.
Para que todos saibam, o Centro de Triagem de Animais Silvestres – Cetas é unidade científica especializada em receber espécimes apreendidos pelas autoridades fiscais no comércio ilegal de aves e animais, realizar tratamentos, quando necessário, e promover a sua readaptação e posterior reintegração à natureza. O centro funciona também como ambiente privilegiado para a promoção da educação ambiental, a realização de estudos, pesquisas e para o treinamento de alunos, sobretudo aqueles dos cursos de Biologia, Zootecnia, Agronomia e Medicina Veterinária.
Clemente Ivo Juliatto é reitor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e integrante da Academia Paranaense de Letras.