A história contada através de votos

As urnas ajudam a contar nossa história. Através delas conhecemos, ontem, nosso novo governador; parabéns pela eleição, Ratinho Júnior. Elas também decretaram o fim da carreira de dois políticos de alto coturno: Roberto Requião e Beto Richa. E trouxeram à vida pública uma novidade que nos enche de esperança; bem-vindo ao palco, professor Oriovisto.

O resultado deste primeiro turno também nos confirmou, seguramente, o maior embate entre extremos que já se viu. Direita e esquerda tornaram-se intensas religiões. Estremeceram o seio familiar, alimentando uma ferrenha disputa entre bem e mal. Cada time enxergou o mal do lado de lá, obviamente. Que Jair e Fernando elevem o tom do debate. Agora é só eles na arena.

Nossa terra terá o novato Ratinho Júnior despachando no Palácio Iguaçu, a partir de janeiro. Ganhou com ampla margem da atual governadora, Cida Borghetti. Ele tem pela frente uma agenda plena de desafios. Recolocar o Paraná no caminho do desenvolvimento é o principal deles. Você pode conferir aqui as principais propostas dele, pra acompanhar e cobrar ao longo dos próximos quatro anos. Esperamos dele um firme compromisso contra a corrupção, que manchou o executivo paranaense.

Manchas que defenestraram, sem dó, o ex-governador Beto Richa da vida pública. Ele tinha nas mãos uma eleição tranquila para o Senado. Sempre apareceu bem cotado nas pesquisas. Até que a Polícia Federal e o Ministério Público bateram à sua porta. E de seus familiares. Preso, viu as denúncias de delitos com dinheiro público crescerem. E sua campanha diminuir a índices irremediáveis. Terminou a corrida em sexto, com menos de 4% dos votos válidos.

Aposentado?

A postura de revolta do eleitor, insatisfeito com a classe política, também foi decisiva pra derrota de Requião. Ele fica sem cargo público depois de quase 30 anos. Abre espaço para uma bem-vinda renovação. O experiente empresário Oriovisto Guimarães, fundador do Grupo Positivo, somou quase 3 milhões de votos e chega a Brasília com toda moral e aprovação pra fazer um excelente mandato. Boa sorte a ele!

Flávio Arns o acompanhará na missão. Já foi senador uma vez, sem muita expressão. Retorna agora num momento especial, de reconstrução do país. Tem boas qualidade pra isso, especialmente morais.

Assim, com o tilintar de confirmação dos votos digitados na urna eletrônica, nossa história ganha novos capítulos. Bons ou ruins, nos enchem de esperança pra finais felizes. Com mais honestidade, princípios nobres e ideias inovadoras. Agora é com só com eles.