Os leitores de O Estado lembram. Há 45 dias, o crime do Morro do Boi (que vitimou o jovem Osíris del Corso e feriu gravemente sua namorada, Monik Pegorari de Lima) estava solucionado, informavam os órgãos de segurança. De lá para cá, entretanto, tudo mudou. Surgiu um suspeito que confessou o crime, depois desmentiu dizendo que tinha sido torturado. Uma acareação não chegou a lugar algum. E havia até a possibilidade de aparecer um terceiro possível assassino.
No final da semana passada, nova mudança. A repórter Giselle Ulbrich explicou na edição de sábado do jornal: “Na data em que o crime do Morro do Boi completou exatos seis meses, a Justiça decretou a soltura do ex-vigia Paulo Delci Unfried, 32 anos. Ele estava recolhido no Centro de Triagem II, em Piraquara, por conta do flagrante de roubo e estupro no litoral e foi libertado na noite de ontem (sexta). Quem solicitou o relaxamento de prisão foi o Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público, que investiga não somente o caso do Morro do Boi, mas também o flagrante de roubo e estupro”.
Agora, oficialmente sob segredo de Justiça, o caso é um grande ponto de interrogação. Até segunda ordem, tudo que foi investigado caiu por terra. Nada pode ser confirmado. Juarez Ferreira Pinto, que foi identificado por Monik como o assassino, segue preso e continua como o principal suspeito. Mas qualquer advogado pode alegar que um caso tão confuso não pode ter uma definição tão simples.
Mas, neste crime sem explicações, a única coisa garantida que existe é a confirmação de Monik. Mesmo quando Paulo Unfried confessou ser o autor dos tiros que mataram Osíris ela não mudou de opinião, e na acareação com o “novo assassino” ela manteve-se irredutível.
Há explicações psicológicas para a posição de Monik, e algumas delas foram apresentadas nos últimos dias. Mas, querendo ou não, ela tem convicção do que está falando. E, se os investigadores tiverem um mínimo de tirocínio, precisam centrar as buscas em cima dos depoimentos da sobrevivente do crime do Morro do Boi.