Avelino Vieira, um exemplo de vida

Ausente de Curitiba, não pude compartilhar das merecidas homenagens pelos cem anos de nascimento do inolvidável empresário e homem público paranaense Avelino Antônio Vieira. Apesar da diferença de idade, tive oportunidade de manter inúmeros diálogos com o saudoso fundador do Banco Bamerindus do Brasil, na condição de jornalista e de político iniciante.

O que mais sobressaía na personalidade do ?seo Avelino? era sua arguta observação dos fatos econômicos e inigualável competência como banqueiro, conseguindo posicionar o ?banco da nossa terra? entre os três maiores do País.

Outra característica inconfundível de Avelino consistia no seu acendrado amor à pátria brasileira, permitindo-lhe corajosamente profligar juros exagerados quando praticados no mercado. Ele afirmava publicamente que não se deveriam cobrar taxas e juros abusivos da clientela, porque além de elevar o custo de produção poderiam ampliar a inadimplência e repercutir negativamente no próprio sistema financeiro. Se estivesse aqui, certamente Avelino seria crítico contundente dos juros escorchantes que são a base da política macroeconômica do Banco Central nos últimos dez anos.

Quero salientar também que Avelino Vieira colocou o Bamerindus a serviço da atividade agropecuária do Paraná e do Brasil, disseminando agências pelas cidades interioranas. Por sua vez, a seguradora do Bamerindus foi monumento de eficiência e de modelar atendimento aos segurados de todos os ramos.

Digna de realce a dedicação de Avelino às causas coletivas, aceitando o cargo de prefeito de Tomazina, sua terra natal, e elegendo-se deputado estadual constituinte em 1947, sendo subscritor da primeira Constituição Estadual após a vigência do Estado Novo, e ainda compondo o Conselho Monetário Nacional.

Vale destacar suas profícuas ações na área social, através da Fundação São José e depois da Fundação Bamerindus, que irradiou assistência e benefícios para a comunidade em todos os locais onde estava fincada a bandeira do Bamerindus.

Todos os paranaenses têm muito orgulho e admiração pela exemplar vida de trabalho de Avelino Vieira, que só nos deixou exemplos edificantes de iniciativa empreendedora, consagração ao interesse público e solidariedade humana.

Léo de Almeida Neves é ex-deputado federal e ex-diretor do Banco do Brasil e autor dos livros Destino do Brasil: Potência Mundial e Vivência de Fatos Históricos.