Como entender que o principal acusado continua livre, e a coadjuvante no crime segue encarcerada? Pode isso, Arnaldo? No Brasil, infelizmente, tudo pode. Dentro da lei ou fora dela. Pois, no país das mamatas, a lei vale pra poucos. Quando não é possível por baixo do pano, dá-se um jeito às claras mesmo. Basta interpretar as regras. E encontrar um juiz que concorde.

continua após a publicidade

Aécio Neves é um dos figurões com mais inquéritos ativos no Supremo Tribunal Federal. Só no âmbito da Operação Lava Jato são cinco. O mais recente fruto das delações em torno da empresa JBS e seu dono, Joesley Batista.

O mineiro aparece em gravações, claramente negociando grana suja. É apontado como principal beneficiário de R$ 2 milhões. A voz dele está lá. Pois ele está solto, ainda, apesar dos insistentes pedidos da Procuradoria Geral da República.

Sua irmã, Andrea, foi recolhida assim que a bomba estourou. Sua voz também decora os áudios. O irmão famoso ainda trajava o protetor mandato de senador. Ela já pediu pra sair do xadrez, Aécio foi afastado do Senado. Ela continua presa, ele solto.

Argumentos

continua após a publicidade

Novo pedido de liberdade dela foi tentado antes do feriadão. A primeira turma do STF, em maioria, negou. Note só os argumentos do ministro Alexandre Morares, que defendeu a soltura: “Obviamente, por uma questão lógica, se aquele que é o autor apontado pelo Ministério Público na denúncia oferecida, que é o senador Aécio Neves, está em liberdade, não seria lógico supor que uma partícipe, como o próprio Ministério Público coloca na denúncia, seria causadora de possível obstrução de Justiça, como vossa excelência citou, ela não é parlamentar, ou que a soltura dela viesse a possibilitar a destruição de provas quando o autor principal, segundo o Ministério Público, está solto.”

Não se está aqui tentando salvar a moça. Muitos dos envolvidos nos atuais escândalos da nossa política já demonstraram alta capacidade de continuar delinquindo, mesmo ao longo das investigações. Mas se ela tem este poder, o que pensar do senador afastado? Difícil acreditar que ele não esteja por aí eliminando provas ou tramando por sua defesa.

continua após a publicidade

Pro bem das investigações, Aécio deve ser preso.