Curitiba merece asfalto 100%

Pode parecer piada, mas, em pleno ano de 2018, já praticamente finalizado, uma capital do porte de Curitiba ainda tem mais de uma centena de quilômetros de ruas de chão batido. Se considerarmos as que estão em má condição, a conta sobe pra outra centena. Por isso, muito bem-vinda a promessa do prefeito Rafael Greca, de garantir 100% das ruas asfaltadas até o fim de sua gestão.

Logo que isso foi anunciado, uma das nossas equipes passeou por locais com cidadãos que sofrem com a falta de pavimentação adequada. Pessoas que convivem com o poeirão em dias ensolarados e lama quando chove. Há moradores que nunca conheceram outra realidade.

Administrar a cidade sem focar apenas em áreas centrais e bairros mais importantes é um desafio pra qualquer gestor municipal. Nesses dois primeiros anos de mandato, Greca já apostou muito em pavimentação. Curitiba tem uma usina própria de asfalto, o que facilita o trabalho. Mesmo considerando tudo o que já foi feito, o desafio de zerar a poeira e a lama em dois anos é bastante ousado.

Em entrevista à RPC, o prefeito disse que grana não é problema: “Dinheiro eu tenho. Não preciso do governo estadual nem do federal para isso”.

Além dessas questões já pontuadas, há também os efeitos danosos nos veículos que trafegam por essas vias ruins. Buchas e bieletas não são mais termos de conhecimento exclusivo de mecânicos especialistas. Pneus furados, rodas amaçadas, amortecedores com vida útil reduzida. Peças que contemplam proprietários de automóveis com incontáveis prejuízos.

O ideal é convocar a população para um bom planejamento disso tudo. Assim, é possível pensar em termos, também, calçadas bem-feitas e cuidadas em todas as ruas. Meios-fios idem. Aí sim teríamos vias públicas completas, padrão de cidades desenvolvidas.

O investimento é alto? Sim. Os cidadãos terão que colaborar? Obviamente. Mas é só desta maneira que as coisas acontecem, com todos sendo beneficiados.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

https://www.tribunapr.com.br/cacadores-de-noticias/curitiba/vitima-de-ataque-de-cao-de-rua-cobra-de-rafael-greca-uma-calca-nova/

 

Voltar ao topo