Santa Catarina

É o melhor litoral do Sul do Brasil e um dos melhores do país. Os paranaenses e gaúchos tem de se curvar às belezas das praias catarinenses em comparação as suas. Em Bombinhas, existem várias escolas de mergulho e é, sem dúvida nenhuma, o melhor ponto de mergulho da região sul do país, diria entre os primeiros do Brasil, como a Reserva Biológica do Arvoredo ou Ilha do Arvoredo e a Ilha de Galés onde é possível ver o naufrágio do Barco Lili, além de nadar com tartarugas marinhas se tiver sorte. Foi o lugar onde passei o maior apuro no mar, onde um maremoto de ondas de 4 a 5 metros quase viraram a lancha no retorno ao continente e não foi surpresa minha barraca ter sido levada do camping Recanto dos Padres, local onde fiquei ” hospedado ” … hoje não sou mais adepto a acampar, mas se você é mais jovem e tem disposição, é uma opção mais em conta. Há uma década atrás, eu achava Bombinhas realmente a melhor praia do sul do Brasil, coisa que está se acabando pela invasão dos turistas, onde o mar que era claro está ficando escuro e quase sem visibilidade. Falo isto com conhecimento absoluto de causa e visitas constantes nos últimos 15 anos. Na beira da Praia da Lagoinha ( que era minha preferida ) e da Praia da Sepultura era possível fazer um snorkeling razoável, já não sei mais hoje, pois desisti de voltar para lá depois de perceber tal depredação e diferença a partir de 2010. A região cresce muito e fica muito cheia na temporada, principalmente argentinos … melhor esperar passar o carnaval.

Quatro Ilhas, Mariscal, Zimbros … são praias da região. Bem ao lado de Bombas e Bombinhas, temos Porto Belo, que pelo próprio nome já chama atenção, porém de belo só ficou o nome, desculpem quem discorda ou quem vive por lá, mas uma praia que você entra com água no joelho e não enxerga os pés, não dá para chamar de boa nem de bela … eu tô fora ! A melhor opção em Porto Belo é a famosa Ilha da Família Schurmann ( ou Ilha João Cunha ), um centro cultural e museu que conta a volta ao mundo no veleiro Aysso ( Significa Coragem. Nada mais justo pelo feito ), isso sim foi uma grande aventura e ousadia ! Visitei a ilha por volta do ano 2000, tinha um restaurante bem rústico para passar o dia e relaxar … espero que tenham conservado.   Outras boas opções em Santa Catarina são, ao norte, Balneário Camboriu, que também já foi minha opção de morada, devido a boa estrutura e perto de Curitiba, porém é necessário muita paciência para um trânsito absolutamente intransitável em alta temporada pela invasão dos turistas chegando a mais de 10 vezes a capacidade local. É extremamente famoso, local de balada e azaração, principalmente se você for homem, estiver solteiro e quiser ver mulher bonita, garanto que é o lugar onde se encontra mais mulher bonita por metro quadrado no mundo ! (  reveillon e carnaval  ). É a pedida certa para namorar … qualquer mané se dá bem por lá … apesar da praia em si não ser grande coisa, já foi considerada a praia com o maior número de coliformes fecais do país do Brasil, acredito que isso já tenha diminuído ou mudado, mesmo assim, sempre cheia.    O Teleférico Parque Unipraias tem uma excelente estrutura com várias atividades como arvorismo,  caminhadas em um Parque ambiental no meio da Mata Atl&,acirc;ntica e o brinquedo youhooo, uma espécie de montanha russa no meio da mata onde você comanda um trenó no trilho. É uma excelente opção para ver as praias de cima dos mirantes, chegando até a praia de Laranjeiras, muito procurada e também bem estruturada … ou mesmo de carro pela região da Interpraias, onde temos a região de Estaleirinho, Estaleiro Pinho que é praia de naturismo para quem quer ficar mais ” à vontade ” … antigamente este acesso era por terra e mais natural, agora com o asfalto é tudo mais fácil, são praias mais tranqüilas e reservadas. Eu adoro Taquaras ( a minha praia local ) e sempre que posso ( ou quando não estou investindo em viagens mais distantes ) desço a serra, pois é a melhor praia próxima à Curitiba … e de preferência, fora de temporada. 

Em Itajaí tem as famosas Praia do Amor e Praia Brava, para quem quer desfilar e mostrar o corpo sarado no verão, logo depois do morro que se divide de Balneário  Camboriu. Se estiver meio fora do peso ou nem tão bem, melhor ficar de camisa para não passar vergonha. Mais ao canto, vai encontrar a caverna e a Praia do Morcego. Depois da praia da Atalaia, existe um marco ou um ponto turístico chamado de Bico do Papagaio, que está mais para um bico de piriquito. É o resultado de uma explosão na rocha que ali existia para fazerem a estrada … cartão postal totalmente sem graça. Praia da Atalaia mesmo é só em Fernando de Noronha … em Itajaí é piada ! Lembro que ao passar em frente ao porto, a surpresa foi ver a cor da água absolutamente ” marrom chocolate “, chegando a ser ” alaranjada “ dependendo do ângulo de vista ou da incidência solar, tamanha a sujeira e quantidade de óleo, imagine … 

Não é possível falar em Santa Catarina sem destacar o Beto Carrero World, o maior e melhor parque temático e de diversões do Brasil e da América Latina ! Um dia por lá é voltar a ser criança e diversão na certa … não é à toa que fui quatro vezes ( acho que já deu, rs ). É a verdadeira Disney da América do Sul. Fica na praia de Penha que é bem tranqüila e tem algumas pousadas que ficam bem próximas do parque, dá para ir a pé ! O melhor é que no dia do seu aniversário, você não paga, coloque na agenda e aproveite !

     Um passeio mais para dentro do estado é ir em outubro para Blumenau presenciar a tradicional Oktoberfest, a maior festa alemã das Américas copiada nos moldes de Munique ( Alemanha ). São vários dias de festa, fui três vezes quando era adolescente … bebe-se chopp à rodo e também tem muita mulher bonita ! Portanto não é preciso beber muito para ” encarar alguém … rs “, considerando que é uma festa mais para solteiros, se quiser evitar problemas.   Também é um dos estados com as temperaturas mais frias no inverno, principalmente nas serras, tendo a cidade mais fria do país; São Joaquim que fica lotada por turistas que querem ver neve. Alguns voltam todos os anos sem vê-la … seria melhor ir ao Chile ou Argentina, aqui do lado, vale o esforço.  Na região de Lages inicia-se a Serra do Rio do Rastro que só vim a conhecer em 2008, absolutamente linda, uma serpente que leva até próximo a Tubarão, um roteiro interessante para ir, às Termas da Guarda, Termas de Gravatal e para se chegar ao litoral sul do estado como por exemplo Laguna, cidade histórica brasileira onde passou o marco do Tratado de Tordesilhas e também terra de Anita Garibaldi, personagem da Revolução Farroupilha ( História do Brasil ). Na junção do mar com o Rio Tubarão, local chamado de Molhes da Barra é possível avistar golfinhos que ajudam na pesca com tarrafas, é muito legal presenciar essa interação bem de perto ! Esses golfinhos são chamados erradamente e insistentemente de Botos pelos pescadores locais e nem perca seu tempo falando isso para eles ou tentar convencê-los que são golfinhos … para eles são Botos ! Para você eu afirmo o seguinte : Se quer ver Botos de verdade vá para a Amazônia ( Boto Rosa ) ou também é possível avistar algumas espécies de Botos verdadeiros nas baías de Guaraqueçaba-PR se fizer um passeio de ” voadeira ” ( pequeno barco com motor rápido ). A diferença entre golfinhos e botos é bem grande ! Os pescadores de Laguna nunca viram um Boto, definitivamente ! Tem também a Praia do Farol, destino de surfistas, internacionalmente conhecida pelo Farol de Santa Marta o qual tem um homônimo em Cascais, ditrito de Lisboa ( Portugal ).  Já que citei uma relação com o exterior, em Barra Velha, como em outras cidades do estado ( assim como em Curitiba/PR – minha terra natal ), existem algumas réplicas muito boas e curiosas da Estátua da Liberdade, o qual pertence às Lojas Havan e é avistada já da BR101. A escolha da Estátua da Liberdade pela Havan está relacionado a liberdade de escolha dos clientes e a estátua associa-se ao outro símbolo americano adotado nas fachadas das lojas; a Casa Branca sendo até chamada de A Casa Branca Brasileira. Farei publicação futura específica dos Estados Unidos com muitos detalhes, curiosidades e relações com a verdadeira estátua de Nova York

Outro símbolo do estado fica no município de Grão-Pará, ao lado de Urubici ( 170 km da capital Florianópolis ); é a Pedra Furada no Parque Nacional São Joaquim, só que está bem acima do nível do mar, já que é o ponto habitado mais alto do país ( 1.828 metros ), diferente da localização da Pedra Furada de Jericoacoara no Ceará que está à beira mar. Ambos são cenários exuberantes da natureza brasileira. Para chegar e tentar presenciar esta obra natural, é necessário subir o Morro da Igreja. Prepare-se para muito frio ( mesmo no verão ) e provável neblina.

Retornando à Laguna, na Praia do Gi tem a incrível Pedra do Frade, medindo 9 metros de altura por 5 de diâmetro permanecendo no topo das pedras desafiando a lei da gravidade, um fenômeno interessantíssimo que lembra muito as pedras de Stonehenge na Grã-Bretanha ( Europa ). Se tem ligação ou não é mais um verdadeiro mistério, principalmente como foi parar onde está sem cair ! Foi considerada o Marco do Tratado de Tordesilhas e o primeiro cartão postal do Brasil, possuindo uma vantagem em relação a Stonehenge, pois é possível chegar bem perto e até tocar a gigantesca e curiosa pedra, coisa que não é possível na Inglaterra. Perto de Laguna, temos também as famosas e jovens praias de surfistas : Garopaba e Praia do Rosa que pertence à Imbituba, considerada oficialmente em 2010 a Capital Brasileira da quase extinta Baleia Franca ( Right Whale > Baleia Certa, por serem facilmente abatidas ), onde esses cretáceos são facilmente vistos entre os meses de julho e novembro, às vezes até o começo de outubro. ( PROJETO BALEIA FRANCA – um verdadeiro exemplo para o mundo, pois continuam a matar baleias em outros lugares do planeta ). Reza a lenda que o nome Praia do Rosa veio da figura do nativo Manoel da Rosa, pescador hospitaleiro e afável que acolhia os surfistas na década de 70. Na época, se chegava somente a pé. Não havia estradas e as poucas casas eram iluminadas com lampiões. É a única baía brasileira a estrelar no seleto Club Les Plus Belles Baies du Monde ( www.world-bays.com ), ONG francesa que conta com a chancela da UNESCO, principalmente pela proteção das baleias e desponta no turismo do estado.

www.brasil-turismo.com/santa-catarina/santa-catarina.htm  www.guiasantacatarina.com.br     

Algumas fotos foram cedidas pela Assessoria de Imprensa de Empresários da Praia do Rosa ACIM Núcleo Praia do Rosa.

Marcelo Costa Kasprzak  

www.omundoseuviaje.blogspot.com

omundoseuviaje@hotmail.com

PRÓXIMA PUBLICAÇÃO  01/11/2011 > FLORIANÓPOLIS

PUBLICAÇÕES ANTERIORES ABAIXO

Voltar ao topo